Mercado

Abertura de Mercado: Investidores avaliam nova alta dos juros

Abertura de Mercado: Investidores avaliam nova alta dos juros
Fachada da B3. Ribeiro/Shutterstock

A quinta-feira (9) começa com os investidores locais avaliando a decisão de política monetária divulgada ontem à noite. Alinhado às expectativas de mercado,
o Copom anunciou alta de 1,5 p.p na Selic, elevando a taxa básica de juros para o patamar de 9,25% a.a.

Embora a magnitude do ajuste tenha ficado dentro das estimativas, o Comitê adotou um tom mais firme em seu comunicado, indicando nova alta de 1,5 p.p. na próxima reunião em fevereiro, e possivelmente levando a ajustes para cima nos juros de curto prazo.

No exterior, o dia começou com tendência mais negativa nos mercados acionários da Europa e nos futuros de Nova York, ainda sob cautela em relação aos impactos da nova variante do coronavírus, que levou a novas restrições em alguns países europeus.
Entre as commodities, o petróleo também recua cerca de 1% nesta manhã. Outro tema que segue em evidência é a preocupação com a inflação global, que pode levar a uma postura mais firme do FED, nas suas próximas decisões de política monetária. Neste ambiente, os investidores no Brasil podem adotar uma postura mais
conservadora, com algum ajuste na curva de juros e bolsa.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Agenda econômica 09/12

Brasil: O IGP-M recuou 0,22% na 1a prévia de dezembro, ante alta de 1,57% na mesma leitura de novembro.

EUA: Saem os pedidos semanais de auxílio desemprego às 10h30 e os estoques no atacado, às 12h.

China: A inflação ao produtor (PPI) anual subiu 12,9% em novembro em base anual, desacelerando em relação a alta de 13,5% observada no mês anterior, mas ainda superando a mediana das estimativas, de 12%. Já o CPI (índice de preços ao consumidor) teve alta de 2,3% em novembro em base anual, após alta de 1,5% no mês anterior, mas abaixo do projetado, de 2,6%.

Publicidade