Mercado

Abertura de Mercado: Bolsas mundiais operam em baixa nesta sexta

Abertura de Mercado: Bolsas mundiais operam em baixa nesta sexta
Imagem da Bolsa de Valores de Nova York, em 9 de março de 2020: ritmo vertiginoso de altas e quedas causado pelo coronavírus. (Mark Abramson/ The New York Times)
  • Bolsas asiáticas tem perdas moderadas nesta sexta-feira
  • Petróleo tem alta superior a 8% no Brent em meio a expectativas de que a Arábia Saudita e Rússia fechem um acordo
  • No Brasil, ocorre hoje a votação na Câmara da PEC do Orçamento de Guerra

As bolsas asiáticas fecharam perto da estabilidade ou com perdas moderadas nesta sexta-feira. As bolsas europeias e os futuros de NY operam em baixa, depois que o número de casos do coronavírus no mundo ultrapassou a barreira de 1 milhão e com dados de atividade industrial e serviços do bloco europeu nas mínimas históricas. Além disso, os mercados também estão à espera do relatório de emprego dos EUA de março, que deverá mostrar o forte impacto da doença na economia americana.

O petróleo se recupera nesta manhã de sexta-feira, com alta superior a 8% no Brent em meio a expectativas de que a Arábia Saudita e Rússia fechem um acordo para encerrar suas divergências no mercado da commodity e diante da esperança que OPEP e aliados decidam por corte da oferta na reunião da próxima segunda-feira. Este movimento deve impulsionar hoje as ações da Petrobras, cujos ADRs avançavam mais cedo mais de 3% no pré-mercado da bolsa de NY.

No Brasil, destaque hoje para a votação na Câmara da PEC do Orçamento de Guerra. Os investidores devem seguir monitorando as notícias relacionadas ao Covid-19 bem como os anúncios e reações do governo central. 

Agenda econômica 03/04

Brasil: A Câmara vota hoje às 10h a PEC do Orçamento de Guerra, que permite a separação do Orçamento e dos gastos realizados para o combate ao Covid-19 do orçamento geral da União. BC faz leilão de swap cambial tradicional, com oferta de até 10 mil contratos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

EUA: Destaque para a divulgação às 9h30 do relatório oficial do mercado de trabalho de março, o Payroll, com a criação de empregos no mercado formal, bem como a taxa de desemprego no país.

Europa: O índice de gerente de compras (PMI) da indústria e serviços da Zona do Euro desabou de 51,6 pontos em fevereiro para a mínima histórica de 29,7 pontos em março. A queda foi maior do que a primeira leitura do indicador e da previsão dos analistas, de 31,4 pontos em ambos os casos. As vendas no varejo de fevereiro sobem 0,9% na variação mensal, acima da expectativa dos analistas que esperavam alta de 0,1%.

China: O banco central chinês reduziu nesta madrugada o compulsório bancário pela segunda vez em menos de um mês e liberou US$ 56,5 bilhões em crédito para empresas afetadas pelo Coronavírus.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos