Mercado

Abertura de Mercado: ‘Nova onda’ de covid-19 segura bolsas globais

Abertura de Mercado: ‘Nova onda’ de covid-19 segura bolsas globais
Mulher observa oscilação das ações da B3, em São Paulo. Foto: Amanda Perobelli/Reuters
  • Bolsas asiáticas fecharam em baixa devido à possível nova onda de infecções de coronavírus e por dados fracos de inflação na China
  • Índices futuros das bolsas de NY exibem leve alta, após recuarem mais cedo, enquanto os mercados europeus ensaiam melhora
  • No Brasil, a disseminação da covid-19 segue em escalada e já matou ao menos 11.500 pessoas

Os mercados internacionais ainda mostram fôlego limitado nesta manhã de terça-feira. As bolsas asiáticas fecharam em baixa, ainda pressionadas por sinais de uma possível nova onda de infecções por coronavírus na região e também na Europa e após a divulgação de dados fracos de inflação na China.

Os índices futuros das bolsas de NY exibem leve alta, após recuarem mais cedo, enquanto os mercados europeus ensaiam melhora. Os investidores estão atentos a uma nova onda de casos de covid-19 em países como Alemanha, China e Coréia do Sul, após o alivio com algumas medidas de confinamento. Além disso, os investidores aguardam para esta manhã a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) nos EUA.

Os contratos futuros de petróleo operam em alta, se recuperando do ajuste negativo de ontem, com investidores voltando a focar na notícia de que a Arábia Saudita fará um esforço adicional de cortar sua produção em 1 milhão de barris por dia em junho, além do já comprometido no âmbito do acordo da Opep+.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No Brasil, a disseminação da covid-19 segue em escalada e já matou ao menos 11.500 pessoas, mas o mercado mostra preocupação com as desavenças políticas e riscos fiscais, o que tem ajudado a pressionar o dólar que fechou a sessão ontem cotado aos R$ 5,82/US$.

Na economia, os impactos do isolamento social já irão aparecer na pesquisa mensal de serviços de março que sai hoje. Já para a ata da última decisão do Copom, que também será divulgada hoje, espera-se sinais sobre se na próxima reunião poderá ocorrer de fato mais um corte de juros e de qual magnitude.

Para o Ibovespa, a expectativa é por uma abertura com tendência positiva, acompanhando o movimento dos mercados no exterior.

Agenda econômica 12/05

Brasil: Destaque para a ata da última decisão de política monetária e para a pesquisa mensal de serviços, que será divulgada às 9h. Para este indicador, o mercado projeta queda de 6% na margem em março.

EUA: O índice de preços ao consumidor (CPI) de abril está programado para às 9h30. A mediana esperada é de -0,7% na variação mensal.

Europa: O índice de preços ao consumidor subiu 3,3% na comparação anual em abril, após registrar alta de 4,3% no mês anterior. O resultado ficou abaixo da previsão dos analistas de 3,6%. O índice de preços ao produtos (PPI) mostrou deflação anual de 3,1%, um resultado bem pior do que o estimado por analistas.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos