Mercado

Tempos de glória voltaram? Ações da China surpreendem o investidor nesta semana

Os mercados da China são impulsionados pelo otimismo dos investidores com o pacote de medidas anunciado pelo governo

Tempos de glória voltaram? Ações da China surpreendem o investidor nesta semana
(Foto: Stockadobe)

O anúncio do pacote de medidas com estímulos para a economia chinesa, realizado pelo Banco do Povo da China (PBoC), impulsionou as ações das bolsas de valores de Xangai e de Shenzhen nos últimos dias. Segundo a Bloomberg, o índice CSI 300 que reúne os principais ativos dos dois mercados caminha para o seu maior ganho semanal em quase um década.

Na madrugada desta quinta-feira (26), o CSI 300 apresentou uma valorização de 4,23%. Já no acumulado da semana, o desempenho sobe para 10,5%. O anúncio do pacote de medidas foi o grande responsável pelo movimento de alta.

Divulgado nesta terça-feira (24) pelo presidente do Banco do Povo da China, Pan Gongsheng, as principais iniciativas do pacote visam a redução da taxa de empréstimos hipotecários já existentes e a diminuição da taxa mínima de entrada para segundas residência para 15%. A expectativa dos investidores é que esses estímulos possam garantir uma recuperação da economia do gigante asiático que ainda sofre com as consequências da crise imobiliária.