Mercado

O risco político está de volta às estatais? O mercado financeiro responde

Como a interferência de Jair Bolsonaro no Banco do Brasil pode impactar as demais ações controladas pelo governo

Operação da PF contra ex-presidente investiga suposta fraude na carteira de vacinação. (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
  • Plano de reorganização estrutural do Banco do Brasil não agradou o presidente Jair Bolsonaro
  • Interferências do governo nas estatais prejudicam a governança das empresas. "No passado você tinha o governo ditando o preço da gasolina, agora o tem ditando se uma agência de banco pode ou não ser fechada", diz Rafael Paschoarelli

A quinta-feira, 14, terminou com uma reviravolta no Banco do Brasil (BBAS3): André Brandão deve continuar como presidente da instituição financeira. A decisão aconteceu menos de 24 horas após o presidente da República, Jair Bolsonaro, ter demitido Brandão em razão do plano de reorganização do BB. O mercado financeiro esticou os olhos para a intervenção e puniu a ação do banco estatal, que recuou 4,94% na quarta, 13, dia em que o Ibovespa caiu 1,67% – na quinta mais uma queda de 0,24% ante alta de 1,27% do principal índice da B3.

“Independentemente de André Brandão continuar ou não no governo, toda essa situação conturbada é muito negativa para o Banco do Brasil e suas ações”, afirma Leo Monteiro, analista da Ativa Investimentos. “O que aconteceu deixou bem claro que o presidente do BB não tem autonomia suficiente para exercer qualquer projeto e sempre terá de passar por essa questão política.”

O plano de reorganização estrutural, que busca aumentar a eficiência operacional da instituição financeira, prevendo uma economia de até R$ 2,7 bilhões até 2025, havia agradado os especialistas. O Goldman Sachs, por exemplo, reiterou a recomendação de compra para os papéis BBAS3 e projetou uma valorização de 9% na ação.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Mas Bolsonaro não gostou de saber via mensagens de WhatsApp de aliados políticos sobre a expectativa de desligamento de 5 mil funcionários por meio do programa de demissão, além do fechamento de 361 unidades (112 agências, sete escritórios e 242 postos de atendimento), como mostrou o Estadão. Essa decisão mexeu, também, com o FII BBPO11, que detém 64 agências do BB pelo Brasil, vem sofrendo desde o comunicado do plano de reorganização e apresenta recuo de 5,7%.

“Questões que aparentemente tocam o controle nacional e simbolicamente o nacionalismo brasileiro certamente não terão apoio do Bolsonaro. Não é a primeira vez que o presidente faz declarações ou toma atitudes que contrariam a equipe econômica. Isso confirma a limitação prática dos planos de Guedes”, diz Gilberto Braga, economista do Ibmec-RJ.

O episódio da possível demissão de André Brandão é só mais um caso de desgaste entre o Presidente da República e o ministro da Economia, Paulo Guedes. A novela entre os dois já causou o desligamento de vários integrantes da equipe econômica, como Salim Mattar, ex-secretário especial das Desestatizações, o ex-secretário especial da Desburocratização, Paulo Uebel, e o ex-secretário da Receita, Marcos Cintra.

“Esse evento foi só para relembrar que o governo, como controlador de estatal, não visa o aumento de valor para o acionista”, diz Rafael Paschoarelli, professor de finanças no Insper, fundador da plataforma ComDinheiro e colunista do E-Investidor. “No final das contas, os acionistas minoritários são os mais prejudicados, porque o controlador não toma a decisão com o objetivo de maximizar o valor da empresa, e sim outros interesses.”

Impacto nas demais estatais

O risco político nas estatais está bastante presente na memória do investidor. A ex-presidente Dilma Rousseff prejudicou os investidores minoritários da Eletrobras (ELET6) quando interveio no setor elétrico e da Petrobras (PETR4) quando decidiu mudar a política de preços dos combustíveis.

Para os especialistas, isso tem um preço. Tanto as ações do Banco do Brasil com as das demais estatais  são negociadas a um valuation muito mais baixo que seus pares, principalmente o BB. “Não significa que ele é pior que os outros bancos, mas o mercado já precifica o risco de gestão ali dentro”, diz Monteiro.

Paschoarelli reforça dizendo que o investidor tem de ter ciência de que essas interferências afetam o valor das ações das estatais e esse efeito já está precificado. “Isso se reflete no preço sobre o lucro. O P/L do Banco do Brasil é muito menor que o dos outros bancos, ou seja, é um papel negociado com desconto. Essas interferências afetam muito as estatais”, afirma o especialista.

No cálculo do preço sobre o lucro de uma ação, verificamos se um papel está valorizado ou desvalorizado. O P/L do Banco do Brasil está na faixa de 7,14. Em contrapartida, Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11) apresentam 19,82, 14,77 e 10,96, respectivamente.

A postura de Bolsonaro deve mexer muito mais na valorização das ações do banco do que na desvalorização. Por isso, a questão, agora, não é mais saber se a economia feita por meio do plano de reorganização do BB acontecerá, e sim se vai existir sinalização de que as interferências do governo irão ocorrer e prejudicar a governança das estatais.

“No passado você tinha o governo ditando o preço da gasolina, agora o tem ditando se a agência pode ou não ser fechada”, diz Paschoarelli.