Mercado

Copel (CPLE6) vê lucro líquido saltar 88% no 4° tri com ajuda de geração térmica

A estatal paranaense registrou lucro líquido de 1,12 bilhão de reais no quarto trimestre

Copel (CPLE6) vê lucro líquido saltar 88% no 4° tri com ajuda de geração térmica
Linha de transmissão da Copel. Foto: Divulgação/Copel
  • O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da elétrica somou 1,3 bilhão de reais no período, avanço de 26,5% frente ao mesmo trimestre do ano anterior

(Reuters) – A estatal paranaense Copel (CPLE6) registrou lucro líquido de 1,12 bilhão de reais no quarto trimestre, com aumento de 88% em base anual, impulsionado pela venda da produção de sua termelétrica de Araucária, por suas operações no mercado livre de energia e pelo crescimento do mercado de sua distribuidora.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da elétrica somou 1,3 bilhão de reais no período, avanço de 26,5% frente ao mesmo trimestre do ano anterior.

No ano completo de 2020, a Copel viu o lucro líquido disparar 89,5%, para 3,9 bilhões de reais, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo a Copel, os desdobramentos tiveram efeito positivo pela reclassificação contábil referente à operação descontinuada de sua unidade Copel Telecom, que foi vendida em leilão realizado em novembro. Sem isso, o lucro líquido consolidado teria sido de 1 bilhão, com alta de 65,7% em base anual.

Com negócios em geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, a Copel somou uma receita operacional líquida de 5,6 bilhões de reais entre outubro e dezembro, alta de 30,8% ano a ano.

Em 2020 como um todo, a receita líquida atingiu 18,6 bilhões, alta de 17,4%.

A Copel disse que os resultados foram ajudados pela comercialização de 564 GWh de energia produzida por sua termelétrica de Araucária no quarto trimestre e do maior volume de energia vendida em contratos bilaterais no mercado livre de eletricidade por sua subsidiária Copel Mercado Livre.

A companhia relatou também aumento de 3,3% no mercado fio de sua unidade de distribuição, a Copel-D.

Publicidade

A dívida líquida da Copel ao final de 2020 era de 6,4 bilhões de reais, contra 8,25 bilhões em dezembro de 2019.

INVESTIMENTOS

O programa de investimentos da Copel em 2020 alcançou desembolsos totais de 1,84 bilhão de reais, com 620 milhões no último trimestre. A unidade Copel Distribuição recebeu aportes de 1,28 bilhão no ano e 453,8 milhões no trimestre.

A companhia projetou para 2021 investimentos de 1,9 bilhão de reais. Desse valor, 1,2 bilhão de reais deverão ser aplicados na distribuidora do grupo. O complexo eólico Jandaíra deverá receber 270 milhões de reais.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos