Mercado

CSU divulga comunicado com recomendação de compra e gera polêmica

A empresa publicou um comunicado com uma análise da Nord Research que indica a compra das ações

CSU divulga comunicado com recomendação de compra e gera polêmica
A B3 é a maior bolsa de valores da América Latina. (Foto: Alf Ribeiro/Shutterstock)
  • A fintech CSU CardSystem (CARD3) publicou uma recomendação de compra feita pela Nord Research, em que a casa de análises cita que os papéis da companhia estão a ‘preços de banana’
  • A divulgação do comunicado surpreendeu e causou estranheza nas redes sociais, principalmente por conta de o controlador da CSU ter vendido 172,8 mil papéis ordinários durante o mês passado
  • Segundo Vicente Camillo, especialista em regulação financeira, a prática é um ‘indício ruim’

Um comunicado ao mercado é um instrumento utilizado para informar investidores e demais agentes sobre informações consideradas importantes pelas empresas listadas, mesmo que a divulgação dos dados não seja obrigatória. Normalmente, esse tipo de periódico traz detalhes sobre aquisições, investimentos, alienação de participações e esclarecimento sobre dúvidas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), por exemplo.

Na última quinta-feira (22), entretanto, uma companhia fez um uso não convencional em um comunicado. A fintech CSU CardSystem (CARD3) publicou uma recomendação de compra sobre as ações feita pela Nord Research. A casa de análises cita que os papéis da companhia estão a ‘preços de banana’.

“CARD é a “fintech” que o mercado não percebeu. E o mais interessante é que as instituições financeiras ainda não estão cobrindo a companhia, mesmo com o crescimento médio de 20% no Ebitda [desde 2013]. Mesmo acumulando uma alta de +55% no ano, CARD segue barata. Negociando a 8x Ebitda, CARD é uma fintech negociada a preço de banana”, dizia parte da análise, publicada no comunicado.

Polêmica e possíveis problemas com a CVM

A divulgação do comunicado surpreendeu e causou estranheza nas redes sociais. Depois de o controlador da CSU ter vendido 172,8 mil papéis ordinários em junho por R$ 4,4 milhões, agora, o Diretor de Relações com Investidores republicou uma análise sobre as ações estarem baratas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Alguns usuários também questionaram como a fintech agiria se fosse uma recomendação de venda, em vez de compra. Segundo Vicente Camillo, especialista em regulação financeira, a prática representa um ‘indício ruim’ e poderia resultar na instauração de um processo na CVM.

“Não é algo nem um pouco comum”, afirma. “A comunicação das companhias abertas ao mercado tem que ser feita com parcimônia. Em tese, elas não podem induzir os investidores a um comportamento”, diz Camillo. “E se esse comunicado for de expectativas, elas precisam ser lastreadas em algum fato, e você tem os guidances, como as projeções das companhias em uma margem de dois ou três anos. Ou seja, dados próprios.”

No caso da CSU CardSystem, Camillo destaca que o informativo poderia induzir o comportamento dos investidores. “O diretor de relações com investidores (DRI) está replicando uma recomendação de compra de uma casa especializada, mas o próprio DRI não tem essa qualificação. Além de ser uma recomendação de compra das ações da empresa na qual ele é diretor”, afirma. “Em uma leitura rápida, pode se configurar uma prática de manipulação de preço.”

O advogado Héctor Carrillo, sócio do Carrillo Advogados, apontou que a divulgação se enquadra na Instrução da CVM nº480, que trata sobre ‘projeções’. A norma define que as informações sobre estimativas devem ser incluídas no formulário de referências, identificados como dados hipotéticos e que não constituem promessa de desempenho, razoáveis, além de serem acompanhadas de premissas relevantes, parâmetros e metodologias adotados.

“Não é comum a empresa lançar este tipo de informação. Normalmente, é feito pelas agências de rating ou pelos analistas independentes”, diz Carrilo.

Publicidade

Já para Mario Goulart, analista CNPI da O2 Research, o comunicado é polêmico, mas não fere as regras de mercado. “No final das contas, a empresa está divulgando aos acionistas uma recomendação de uma casa de análise que é autorizada pela CVM através da Apimec a recomendar ou desaconselhar ações”, explica. “Há empresas que colocam os preços-alvo de uma série de casas de análise em seu site de RI.”

O que diz o RI da CSU

Em entrevista ao E-Investidor na última sexta-feira (23), o diretor de RI da CSU CardSystem, Ricardo Ribeiro Leite, afirmou que a intenção é dar a maior transparência possível sobre as avaliações das casas de análise a respeita da empresa.

“Tivemos essa semana a identificação desse trabalho promovido pela Nord, que fez a atualização da recomendação para os papéis. Nós simplesmente tivemos a intenção, em termos de transparência para o mercado, de dar a análise de um terceiro a respeito da evolução dos negócios da companhia”, disse. “Solicitamos um ‘de acordo’ da Nord (para publicar) e foi concedido.”

Leite destacou ainda que a repercussão negativa foi uma surpresa. “Se eu pudesse esperar uma manifestação do mercado, eu esperaria uma condição de satisfação, por estarmos colocando uma opinião independente a mais. Fico um pouco surpreendido com alguns comentários, porque não foi a empresa querendo ditar rumos para o mercado. É apenas uma informação positiva, útil ao mercado”, disse. A empresa diz ainda que não há nenhuma relação entre a venda de papéis do controlador ao valor da companhia.

A conduta, segundo o diretor, seria a mesma caso a recomendação fosse de venda. Também teria sido a primeira vez que um comunicado do tipo foi feito pela CSU.

Em nota, a Nord Research ressaltou não ser responsável pelo modo como as informações dos relatórios são usadas. “Contudo, reafirmamos os ótimos resultados que CSU vem apresentando e a perspectiva de resultados futuros, aliado a um preço bastante interessante. A companhia é uma de nossas recomendações na série O Investidor de Valor”, disse a casa de análises, em nota enviada ao E-Investidor.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos