Mercado

5 dicas de Luiza Trajano sobre gestão com propósito

A principal executiva do Magazine Luiza participou do programa Roda-Viva, da TV Cultura, e falou sobre inovação e cultura empresarial

Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza. Foto: Nilton Fukuda / Estadão
  • Luiza Trajano, uma das maiores empresárias do País, participou de entrevista no programa Roda Viva na última segunda-feira
  • A empresária falou sobre as características da cultura empresarial da Magazine Luiza, preocupação com o combate à desigualdades dentro do ambiente de trabalho e inovação
  • Apesar de toda a atuação social da empresa, Luiza Trajano também explica que não há divisão entre focar no ‘propósito’ e focar no ‘EBITDA’

A empresária Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza (MGLU3)e única mulher na lista dos 10 maiores bilionários brasileiros da Forbes, deu entrevista ao programa Roda-Viva, da TV Cultura, na última segunda-feira (05). No centro de uma polêmica sobre a nova iniciativa de trainee para negros, a executiva falou sobre como trabalha a gestão dentro da varejista.

Há pelo menos duas décadas, a Magazine Luiza integra o ranking das melhores empresas para se trabalhar no Brasil e é vanguardista em promover questões de igualdade no ambiente corporativo. Fora o lado social, a Magalu também é líder no segmento de varejo no País, com um valor de mercado avaliado em R$ 150 bilhões.

O E-Investidor selecionou 5 dicas de Luiza Trajano sobre como aperfeiçoar a gestão dentro das companhias, sem abrir mão do lucro para seguir boas práticas empresariais.

1 – Rituais de empresa

Para a principal executiva da Magazine Luiza, manter ‘rituais’ dentro de uma empresa é essencial para preservar a cultura da companhia. No caso da Magalu, existe o ‘rito de comunhão’ feito às segundas-feiras, em todas as unidades. Na ocasião, além de discutir resultados e notícias, os funcionários cantam o hino nacional e o hino da empresa.

2 – Correção de desigualdades

A Magazine Luiza possui várias iniciativas relacionadas à promoção da equidade dentro da empresa. De acordo com a Teva Índices, a varejista é a empresa que possui maior participação feminina dentro do Conselho de Administração.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na entrevista, Trajano ressaltou a preocupação com o nivelamento da remuneração entre homens e mulheres, assim como expandir o número de executivas e negros em cargos de liderança. “Você só chega no consumidor final com a diversidade. Sem isso, você não consegue criar o produto adequado”, afirma Trajano.

3 – Focar em soluções

A executiva se denomina como ‘CEO das crises’, já que esteve à frente da empresa em diversos momentos de estresse econômico, com inflação e juros altíssimos, e confisco da Poupança, por exemplo. Ainda assim, ela afirma que foi criada para ‘buscar soluções’ em vez de reclamar do problema. “Se eu erro, redireciono o erro muito rápido”, diz Trajano.

Esse pensamento rápido, que faz parte da cultura da empresa, também foi apontado como fator que permitiu a varejista sair forte da pandemia. “Eles [a equipe] criaram o Parceiro Magalu em sete dias. Foi um sucesso e 600 mil pessoas entraram para serem vendedores da Magazine”, diz.

4 – Olhar para inovação

Em 1991, bem antes doe-commerce ganhar musculatura, a Magazine Luiza criou o primeiro site de vendas de TV e vídeo. Na visão de Trajano, esse acontecimento mostra como a empresa sempre foi aberta à inovação – algo essencial para o sucesso do negócio. “Nós montamos laboratórios e digitalizamos nossa equipe sem mandar ninguém mais velho embora”, afirma a executiva.

Hoje, a companhia colhe os frutos do investimento no digital, com metade do faturamento vindo das vendas da loja on-line. Essa presença também contribuiu para a varejista diluir o impacto da pandemia, que fechou as lojas físicas. “A capacidade de mudança está no nosso sangue”, diz Trajano.

Ainda na esteira de inovação, a executiva comentou que a empresa se prepara para a chegada do PIX, novo serviço de transferências do Banco Central, e planeja o lançamento de um ‘super app’ para ampliar ainda mais a presença no digital.

5 – Foque no propósito, mas não esqueça o EBITDA

Apesar de todas as iniciativas voltadas ao combate das desigualdades dentro do ambiente de trabalho, a executiva não pensa apenas no ‘social’.

Trajano ressalta que equilibra muito bem as ações de propósito, com o foco no EBITDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização). “Cada vez mais as empresas vão precisar ter compromisso com [combate] à desigualdade, com o propósito. Não dá mais para ganhar dinheiro e pronto”, afirma.