Mercado

IRB Brasil (IRBR3) e B3 (B3SA3) firmam parceria para plataforma à base de blockchain

Ferramenta inédita pretende conectar corretores, seguradoras e resseguradoras

IRB Brasil (IRBR3) e B3 (B3SA3) firmam parceria para plataforma à base de blockchain
(Foto: Aline Bronzati/Estadão Conteúdo)
  • O IRB Brasil Re (IRBR3) firmou uma parceria com a B3 (B3SA3) para desenvolver uma plataforma que conectará corretores, seguradoras e resseguradoras em uma única rede
  • A ideia da ferramenta, baseada na tecnologia blockchain, é permitir que operações envolvendo contratos de seguros e resseguros sejam realizadas via internet

O IRB Brasil Re (IRBR3) anunciou nesta segunda-feira (26) que firmou uma parceria com a B3 (B3SA3) para desenvolver uma plataforma que conectará corretores, seguradoras e resseguradoras em uma única rede. A ideia da ferramenta, baseada na tecnologia blockchain, é permitir que operações envolvendo contratos de seguros e resseguros sejam realizadas via internet.

Dessa forma, processos que hoje podem durar meses seriam finalizados em questão de segundos. De acordo com o comunicado a solução deve chegar ao mercado em 2021 e, a depender da forma de desenvolvimento, o projeto poderá ainda estar sujeito a apreciação dos órgãos reguladores.

A tecnologia blockchain foi criada em 2008 e funciona como um ‘livro de registro virtual’. Esse livro armazena transações e informações digitais que não podem ser mudadas ou apagadas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Aplicada ao setor de seguros e resseguros, possibilitará negociações multilaterais, com segurança, alta velocidade e oferta de informações precisas em tempo real”, explica o IRB, no documento.

A empresa é a maior do setor de resseguros no Brasil e, depois de uma série de escândalos durante o ano, está buscando uma retomada. Os papéis IRBR3 estavam caindo 80,65% no ano até o fechamento do pregão da última sexta-feira (23), aos R$ 6,85. No início de 2020, no dia 2 de janeiro, as ações eram negociadas a R$ 36,25.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos