Segundo Ricardo França, analista da Ágora Investimentos, o lucro da Localiza, que ficou em R$ 482,3 milhões, tem que ser analisado com maior cautela. “Vimos um crescimento nas principais linhas, mas o resultado operacional, que é medido pelo Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização), teve um crescimento menor, de 27%, o que não deixa de ser um patamar satisfatório”, diz.
Na opinião do analista, o balanço da Localiza conta com outros pontos de destaque, entre eles o avanço no segmento de seminovos, com a margem Ebitda do setor atingindo 13,5%, o que representa um crescimento de 12 pontos percentuais na comparação anual.
Além disso, o segundo destaque para França é o ROE, que é a métrica da rentabilidade, conhecida também como retorno sobre o patrimônio, que atingiu a marca de 15,5%. “Isso mostra um esforço constante da companhia em estar sempre entregando retorno, sempre com eficiência de custos e focando na otimização das margens”, diz.
Outro ponto interessante levantado é que o atraso na entrega dos veículos por parte das montadoras criou uma dinâmica curiosa para o setor. A demora que está acontecendo na entrega dos novos automóveis acaba favorecendo as vendas de seminovos. ”O que é benéfico para a divisão no curto prazo, e inclusive foi evidente no 1º trimestre”, diz França.
Contudo, o analista explica que se essa dinâmica se mantiver por mais algum tempo, a Localiza pode ter problemas na hora de renovar a sua frota de veículos.
Impacto nas ações
Apesar de estar no negativo no acumulado de 2021, as ações da Localiza obtiveram uma valorização de 88,20% nos últimos 365 dias. Em comparação, o Ibovespa, nosso principal índice de ações, teve um retorno de 49,23% no mesmo intervalo de tempo.
Segundo França, embora a Localiza tenha apresentado resultados sólidos, o mercado busca sempre se antecipar aos fatos, avaliando por exemplo quais são as condições para o segundo trimestre de 2021.
“Como estamos com uma bolsa mais fraca devido a algumas trocas de setor, a Localiza acabou tendo uma performance um pouco inferior ao Ibovespa, mas nada que mude a qualidade da empresa. É um papel que terá um ano de crescimento de resultados. Além disso, a possibilidade de combinação dos negócios com a Unidas pode gerar muito valor para o investidor”, conclui.
Para Jansen Costa, sócio-fundador da Fatorial Investimentos, o mercado já antecipava que o balanço da Localiza teria um bom resultado. “Além disso, hoje foi um dia péssimo para a bolsa, com um fluxo basicamente vendedor nos papéis”, explica.
Vale lembrar que a Localiza ainda aguarda a resolução do CADE para a sua fusão com a Unidas (LCAM3).