O IPCA é o indicador oficial do governo de inflação no Brasil. (Foto: Adobe Stock)
A agenda econômica desta sexta-feira (9) traz o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril. Nos EUA, devem ser acompanhados discursos de vários dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) no mercado financeiro hoje. A temporada de balanços segue a todo vapor, com os resultados de Porto (PSSA3), Braskem (BRKM5) e Banco Pan (BPAN4).
Ainda na agenda econômica hoje, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa em São Paulo do lançamento da calculadora de Renda Variável (Revar), desenvolvida pela Secretaria da Receita Federal e B3.
O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, viaja à Suíça para a BIS Bimonthly Meeting (10 e 11 de maio), acompanhado dos diretores Diogo Guillen ( Política Econômica) e Paulo Picchetti (Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos).
No exterior, três dirigentes do Fed discursam até o início da tarde: Adriana Kugler, diretora do Fed; Austan Goolsbee, de Chicago; e John Williams, de NY. Na Rússia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa da Cerimônia dos 80 anos do Dia da Vitória, em Moscou.
À noite, a diretora do BC americano, Lisa Cook, e a dirigente de Cleveland, Beth Hammack, além de Isabel Schnabel, do Banco Central Europeu (BCE), falam em Conferência de Política Monetária. A China também divulgará os índices de preços ao consumidor (CPI) e ao produtor (PPI) de abril.
Mercado financeiro hoje: os destaques da sexta-feira
Bolsas internacionais monitoram diálogo entre EUA e China
As bolsas europeias e futuros de Nova York mostram fôlego curto em meio à notícia do New York Post de que o presidente dos EUA, Donald Trump, avalia reduzir as tarifas recíprocas à China para algo entre 50% e 54% já na próxima semana, e as tarifas sobre países do sul da Ásia poderiam cair para 25%.
No sábado (10), o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, reúne-se com autoridades chinesas na Suíça para discutir tarifas, após o acordo comercial fechado na quinta-feira (8) com o Reino Unido. O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, afirmou que busca acordos com grandes economias asiáticas para reduzir a dependência da China e que os acordos comerciais devem ser finalizados até 8 de julho.
Odólar hoje e os juros dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) recuam à espera também de discursos de dirigentes do banco central americano, após a manutenção de juros pelo Fed nesta semana. “Prevejo que as tarifas dos EUA levarão a uma inflação maior no país e a um menor crescimento tanto nos EUA quanto no exterior a partir do fim deste ano”, disse o diretor do Fed Michael Barr.
Publicidade
Na Ásia, as bolsas chinesas caíram mesmo com o forte crescimento das exportações em abril (+8,1%) e uma queda menor que a esperada nas importações, devido à incerteza comercial.
Inflação no radar: IPCA desacelera em abril
O IPCA de abril fica também no radar, após a elevação da taxa Selic a 14,75% e da sinalização do Comitê de Política Monetária (Copom) de que o ciclo de alta pode ter chegado ao fim. No entanto, algumas instituições financeiros ainda veem espaço para novo aperto diante das incertezas sobre a inflação local e o comercio global.
Após subir 0,56% em março, o IPCA fechou abril com alta de 0,43%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou levemente acima da mediana das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que apontava alta de 0,42%. O intervalo das estimativas ia de alta de 0,37% a 0,47%.
Commodities: petróleo avança, minério de ferro recua
O petróleosobe acima de 1% nesta manhã e caminham para fechar a semana com ganhos, sustentados pelo otimismo em torno de negociações comerciais, após o acordo entre EUA e Reino Unido. Nesta manhã, o WTI para junho subia 1,22%, e o Brent para julho avançava 1,16%.
Entre as commodities hoje, o minério de ferro fechou em queda de 0,57%, cotado a 696 yuans por tonelada, o equivalente a US$ 96,19 em Dalian, na China.
Os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale (VALE3) avançavam 1,08% no pré-mercado de Nova York. Já os ADRs da Petrobras (PETR3; PETR4) subiam 1,03%.
O que esperar do Ibovespa hoje
O Ibovespa hoje pode se beneficiar do clima externo ameno, e a valorização do petróleo pode apoiar as ações da Petrobras. Investidores devem repercutir ainda balanços corporativos de várias empresas, como os resultados do Itaú (ITUB3; ITUB4) e números do Magazine Luiza (MGLU3).
Publicidade
Em relação ao quadro fiscal, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que a União garantirá, se necessário, recursos públicos para ressarcir integralmente posentados e pensionistas afetados por fraudes do INSS, mas o valor a ser ressarcido ainda será calculado para acomodá-lo dentro do orçamento federal.