Publicidade

Mercado

Mercado hoje: ata do Copom, reunião de Powell com banqueiros e dados de inflação nos EUA agitam a terça-feira nas principais bolsas

Investidores também repercutem o anúncio da Casa Branca de série de tarifas sobre importações chinesas

Mercado hoje: ata do Copom, reunião de Powell com banqueiros e dados de inflação nos EUA agitam a terça-feira nas principais bolsas
Imagem: Adobe Stock

A publicação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) e dos dados de serviços no País devem repercutir já na abertura do mercado local. Em seguida, as atenções se voltam também para o índice de preços ao produtor (PPI) dos Estados Unidos em abril. A presença do presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Jerome Powell, em discussão com banqueiros na Holanda, pode trazer pistas também sobre o futuro da política monetária americana. Estes são os destaques da agenda econômica desta terça-feira (14).

Os sinais estão divergentes entre as bolsas europeias e futuros de Nova York, enquanto os juros dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) recuam levemente e o dólar oscila perto da estabilidade ante outras moedas principais, mas recuava em relação a várias divisas emergentes e ligadas a commodities.

Investidores repercutem o anúncio da Casa Branca de uma série de tarifas sobre US$ 18 bilhões em importações chinesas, incluindo aço e veículos elétricos, no último lance das crescentes tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na Europa, a Bolsa de Londres sobe ajudada por ganhos da BHP, enquanto a ação da Anglo American recuava cerca de 3% após a gigante de mineração revelar uma reestruturação que envolverá a venda de vários ativos. O anúncio veio um dia após a Anglo rejeitar uma segunda oferta de compra da BHP.

Em Nova York, há um compasso de espera por novos dados da inflação ao produtor (PPI) dos EUA e comentários de dirigentes do Fed, incluindo de Jerome Powell, que costumam ter forte influência nas apostas para a trajetória dos juros. Com sinais de persistência inflacionária, a previsão dos analistas é de que o Fed não começará a reduzir juros antes de setembro.

A Home Depot anunciou lucro líquido de US$ 3,6 bilhões no primeiro trimestre de 2024. O petróleo segue perto da estabilidade após relatório mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) manter previsão de alta na demanda global por petróleo em 2024, em 2,2 milhões de bpd (barris de petróleo por dia).

Agenda econômica no Brasil

O alívio nos rendimentos dos Treasuries deve influenciar os ajustes dos ativos locais, além da ata do Copom e o resultado do volume de serviços prestados no País. A mediana do mercado indica crescimento de 0,3% para os serviços em março, após queda de 0,9% em fevereiro, em razão do bom momento do mercado de trabalho e do crescimento da renda, segundo o Projeções Broadcast.

Os economistas do mercado financeiro esperam ainda na ata da reunião de maio mais informações sobre o que motivou quatro membros do Copom a votarem por um novo corte de 0,50 ponto porcentual na Selic. Na semana passada, a Selic baixou 0,25 pp, a 10,50% ao ano.

Na Bolsa, investidores vão repercutir ainda vários resultados corporativos do primeiro trimestre, incluindo os de Natura (NTCO3) e Petrobras (PETR3; PETR4) – veja o balanço da estatal aqui. Com o petróleo instável e queda de 0,75% do minério de ferro na China, o dólar e juros dos Treasuries devem buscar direção nos sinais da ata do Copom e indicadores de atividade local e de inflação americana, além das falas dos dirigentes do Fed, sobretudo Powell.

Agenda do dia

A ata do Copom e a Pesquisa Mensal de Serviços de março são destaques pela manhã. O grupo Lide realiza evento em Nova York (10h20). O Tesouro faz leilões de venda de Notas do Tesouro Nacional – Série B (NTN-B) e de Letra Financeira do Tesouro (LFT, título pós-fixado) às 11 horas.

Publicidade

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, tem audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado pela manhã. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reúne com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, às 10 horas. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), realiza reunião de líderes às 12 horas. Senadores sabatinam os indicados para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) às 14 horas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realiza reuniões com ministros e, às 15 horas, anuncia novas medidas para o Rio Grande do Sul. O plenário do Senado analisa a medida provisória 1.202 (limitação das compensações tributárias) às 15 horas.

O dia reserva balanços de Bradespar (BRAP4), Gol (GOLL4), JBS (JBSS3) e Nubank (ROXO34). O diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central (BC), Renato Dias de Brito Gomes, participa do “Lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo” às 19 horas.

Nos EUA, estão programados o PPI de abril, às 9h30; e o presidente do Fed, Jerome Powell, participa de evento, às 11 horas. A diretora do Fed Lisa Cook também discursa às 10h10. A Home Depot divulga balanço trimestral, antes da abertura do mercado em Nova York. Opep divulga relatório mensal de petróleo.

Publicidade