Mercado

Mercado hoje: presidente do Banco Central vai ao Senado explicar juros enquanto bolsas no exterior operam no vermelho

Veja os destaques que vão impactar o Ibovespa nesta terça-feira (25)

Mercado hoje: presidente do Banco Central vai ao Senado explicar juros enquanto bolsas no exterior operam no vermelho
Ibovespa. Foto: REUTERS/Paulo Whitaker
  • O Santander lucrou mais que o esperado no 1° trimestre.
  • Os mercados de juros e de câmbio vão repercutir também os números do setor externo e de arrecadação federal.

As perdas nas bolsas no exterior são mau presságio para o desempenho do Ibovespa nesta terça-feira (25), que deve ser afetado ainda pelo resultado das vendas no varejo no País e balanços, como do Santander Brasil.

Os mercados de juros e de câmbio vão repercutir também os números do setor externo e de arrecadação federal, enquanto monitoram Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado Federal.

Campos Neto deve apresentar explicações sobre o patamar da Selic em 13,75% ao ano, alvo de críticas do governo, e falar a respeito do erro nos dados de fluxo cambial do País em 2021 e 2022, que foram revisados e tiveram saldo negativo nas transações em moeda americana ao invés de saldo positivo como havia sido apontado anteriormente.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está confiante em uma decisão favorável do Superior Tribunal de Justiça (STJ) na ação que vai decidir se as empresas podem continuar abatendo do Imposto de Renda e Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Sinais negativos predominam nas bolsas europeias e entre os índices futuros em Nova York, puxados por quedas de ações de grandes bancos na Europa e expectativas de altas de juros pelos bancos centrais na região e nos Estados Unidos na próxima semana.

O Santander lucrou mais que o esperado no primeiro trimestre, mas as provisões aumentaram, enquanto a UBS frustou as expectativas de lucro e receita.

Agenda

A agenda desta terça-feira (25) traz a participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado (09h), onde tratará da Selic e do erro nos dados do fluxo cambial. Entre os indicadores, são publicados os dados de varejo de fevereiro (09h), arrecadação de março (10h30) e confiança do consumidor de abril (08h).

No exterior, foco também na sondagem do consumidor dos Estados Unidos este mês (11h).

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos