Mercado

MGLU3: o que pode influenciar as ações da Magalu na Bolsa?

Saiba se o ciclo de alta MGLU3 na Bolsa de Valores chegou ao fim ou se ainda vale a pena investir na Magalu

Fachada do Magazine Luiza. Foto: Daniel Teixeira/Estadão
  • Ao longo de 2020, a Magalu continuou surpreendendo e teve valorização de 202,8% entre janeiro e dezembro.
  • A reviravolta na história da MGLU3 começou com um novo ciclo de crescimento, baseado na transformação digital.
  • A Magalu não parou de investir em inovação e passou a comprar empresas que permitiram tornar as suas operações cada vez mais digitais e ampliar os produtos oferecidos.

(Aléxis Cerqueira Góis, especial para o E-Investidor) – O rápido crescimento da Magazine Luiza (MGLU3) na Bolsa de Valores chamou a atenção dos investidores nos últimos anos. A empresa vive um forte ciclo de alta iniciado em 2015, quando passou a ser considerada uma small cap. Ela tinha um valor de mercado inferior a R$ 500 milhões, e pouca gente apostava nos papéis da varejista.

Em pouco tempo, a Magalu se tornou uma das ações preferidas dos investidores. Nos últimos três anos, suas ações registraram 47 mil de valorização — o melhor resultado entre os papéis negociados durante o período. A companhia entrou para o rol das blue chips, e hoje é a sexta maior companhia da Bolsa, com um valor maior do que R$ 116 bilhões.

Apesar do fechamento de lojas provocado pela pandemia, a companhia conseguiu superar as dificuldades e continuou sendo valorizada. Após perder quase metade de seu valor no início da crise sanitária em fevereiro, a ação teve uma rápida recuperação. Em dois meses, a empresa alcançou o mesmo valor de antes do impacto da covid-19.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em outubro de 2020, a companhia tinha praticamente dobrado o preço de suas ações em relação ao período pré-pandemia. A constante valorização fez os acionistas decidirem um desdobramento da MGLU3 na razão de 1 para 4. O evento foi realizado pouco mais de um ano após a empresa ter desdobrado seus papéis na razão de 1 para 8 em julho de 2019.

Ao longo do ano passado, a Magalu continuou surpreendendo e teve valorização de 202,8% entre janeiro e dezembro. No entanto, no primeiro trimestre de 2021, a tendência se reverteu, e a companhia registrou uma queda de 16,29%. O momento gera dúvidas se a baixa representa uma oportunidade de entrada ou uma reversão da tendência de crescimento.

Como a MGLU3 chegou à Bolsa

Magalu é uma das empresas pioneiras no comércio eletrônico no Brasil. (Foto: Rafapress/ Shutterstock)

Para entender a valorização das ações do Magazine Luiza nos últimos anos, é preciso entender as mudanças de estratégias na atuação da varejista ao longo de sua história. A companhia sempre foi marcada por ciclos bem-definidos.

Criada em 1957 como uma pequena loja de presentes em Franca (SP), a expansão da empresa só começou duas décadas depois com a aquisição das Lojas Mercantil, o que permitiu a abertura das primeiras filiais no interior de São Paulo e a diversificação dos produtos oferecidos.

A companhia começou a ter um perfil estratégico mais próximo do atual a partir de 1991, quando Luiza Helena Trajano assumiu a liderança da organização e resolveu investir na informatização de suas lojas, ao mesmo tempo que organizava seus acionistas na holding LTD.

Em 2000, a empresa lançou um site próprio para comercialização de seus produtos, colocando a companhia no pioneirismo do e-commerce no Brasil. Na década posterior, o Magazine Luiza se concentrou na aquisição de redes regionais, o que permitiu uma abrangência nacional e levou a entrada da empresa na Bolsa de Valores em 2011.

Mas o que parecia uma grande oportunidade de crescimento, logo se revelou um problema para a companhia. A crise econômica de 2014 a atingiu em cheio. Entre 2011 e 2015, a MGLU3 enfrentou uma desvalorização de 93,52%,93,52, e o encerramento de negociações da ação na Bolsa chegou a ser cogitado.

O que levou à alta da Magalu?

Investimento em tecnologia foi o diferencial para o crescimento da Magazine Luiza. (Fonte: Rafapress/Shutterstock)

A reviravolta na história da MGLU3 começou com um novo ciclo de crescimento, dessa vez baseado na transformação digital. Em 2015, a empresa lançou o aplicativo para celular Magalu, para fidelizar clientes, facilitar as compras e personalizar a experiência do usuário. A companhia passou a coletar e utilizar os dados dos usuários para alavancar seus resultados.

O investimento em digitalização foi estendido também para as suas lojas físicas. Os vendedores passaram a utilizar smartphones para demonstrar funcionalidades de produtos aos clientes, exibir vídeos e acelerar o processo de cobrança, diminuindo o tempo na fila dos caixas.

A Magalu não parou de investir em inovação e passou a comprar empresas que permitiram tornar as suas operações cada vez mais digitais e ampliar os produtos oferecidos.

A lista de aquisições da companhia vai desde empresas de varejo eletrônico, como Estante Virtual, Netshoes e Época Cosméticos, até produção de conteúdo, como Canaltech, Jovem Nerd e Steal The Look.

Com esse movimento, a companhia se tornou o maior marketplace do Brasil e aproveitou as limitações da pandemia para acelerar novas funcionalidades em seu aplicativo para celular.

MGLU3 ainda é um bom investimento?

Apesar da performance da MGLU3 nos últimos anos, a rentabilidade passada não é garantia de resultado futuro. Dessa forma, a análise de um investimento deve ser realizada com base nos fundamentos da empresa, situações econômica e em projeções futuras.

No caso da Magalu, os bancos e as corretoras apresentam recomendações diferentes, ainda que a compra seja indicada pela maioria dos analistas. A evolução da companhia para uma plataforma abrangente de comércio eletrônico, o crescimento das transações pelo aplicativo e o sistema de entrega expressa são fatores que podem levar à valorização das ações.

Por outro lado, a dificuldade de recuperação da economia brasileira após a pandemia pode limitar os ganhos da Magazine Luiza. Além disso, a empresa, que adotou uma estratégia digital e de aquisições de outras companhias de forma pioneira, agora enfrenta a competitividade de outros grandes players do setor, o que pode dificultar a continuidade da expansão.

Ainda assim, algo é certo: a MGLU3 já demonstrou ser capaz de superar dificuldades que pareciam intransponíveis, adotando estratégias para se recuperar e surgir com mais força no mercado. Cabe ao investidor decidir se deseja ou não pagar para ver.