Mercado

Petrobras: ações em alta. Vale a pena comprar?

Pela manhã, a B3 suspendeu a negociação das ações após a saída de José Mauro Coelho do cargo de CEO da estatal

Petrobras: ações em alta. Vale a pena comprar?
Durante a tarde desta segunda, as ações da Petrobras seguiram em alta (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
  • O anúncio da renúncia de José Mauro Coelho do cargo de CEO da Petrobras aconteceu na manhã desta segunda-feira (20) em fato relevante
  • Devido à saída de Coelho, as ações da companhia caíram 3% pela manhã e as negociações foram suspensas, mas retomaram por volta das 11h30
  • Mesmo com as críticas do governo contra a política de preço da companhia, os analistas enxergam que o desconto do preço das ações pode sinalizar uma boa oportunidade de investimento

As ações da Petrobras voltaram a ser negociadas e registram altas desde o dia 20 de junho. Com o anúncio de renúncia de José Mauro Coelho do cargo de CEO da companhia, a B3 suspendeu as negociações dos papéis que apresentaram quedas de 3% logo na abertura de mercado.

Com o retorno das negociações, os papéis seguiram com uma desvalorização de 1,5%. Posteriormente, as ações estavam sendo negociadas com ganhos de 1,24% (PETR3) e de 1,57% (PETR4). Já às 15h40, os ganhos eram de 0,67% (PETR3) e de 1,17% (PETR4).

Mudanças com a renúncia de Coelho

Para os analistas, a renúncia de Coelho era esperada, principalmente, devido às recentes declarações do presidente Jair Bolsonaro e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sobre o aumento do preço dos combustíveis.

Mesmo com os ataques do Planalto e do Congresso contra a companhia, Leandro Saliba, head de renda variável da AF Invest, avalia que os níveis de governança da Petrobras seguem elevados. “A gente acha que a governança da companhia é muito forte. Percebemos isso porque a política de preço segue a mesma. A empresa não alterou mesmo com toda a pressão política”, ressalta Saliba.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além disso, o mercado tem boas perspectivas para a Petrobras. Com a alta do preço do petróleo no mercado internacional, Jansen Costa, sócio-fundador da Fatorial Investimentos, avalia que a companhia deve ter forte geração de caixa nos próximos meses, o que pode trazer um bom retorno financeiro ao investidor. “Devemos ter bons dividendos a serem pagos novamente nos próximos meses dado a diferença do custo de produção versus o custo de venda do produto”, ressalta Costa.

O analista de research da Ativa Investimentos Ilan Arbetman destaca que o papel da companhia segue descontado em relação aos seus pares e pode sofrer novas variações ao longo do ano. “Por conta do viés político espera-se maior volatilidade no papel, mas pra quem compra vemos oportunidade na Petrobras. Sobretudo com esse nível de dividendos que deve distribuir esse ano”, ressalta Arbetman.

Como comprar ações da Petrobras?

Por esse motivo, a Ativa Investimentos mantém recomendação de comprar ações da Petrobras com preço-alvo de R$ 41. A mesma recomendação é dada pela XP. De acordo com Andre Vidal, head do setor de Óleo, Gás e Materiais Básicos, além das ações estarem descontadas em relação aos pares, a possibilidade da companhia subsidiar o preço do combustível no País é baixa.

É possível, mas não seria rápido (e faltam poucos meses para as eleições). Sentimos que tal movimento poderia desencadear uma forte reação do mercado (sobre câmbio e taxas de juros) que poderia ao final ser ruim para a popularidade do governo, o que explica por que esse movimento ainda não foi colocado em ação”, destaca Vidal, em relatório.

Caso esteja se perguntando sobre como comprar ações da Petrobras, basta ter cadastro em alguma corretora para começar a investir nesse mercado. Algumas dessas empresas inclusive não cobram taxa de corretagem, o que pode ser uma boa para quem não quer perder parte dos rendimentos.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos