Investimentos

Ativa Investimentos lança nova plataforma de debêntures incentivadas

Veja a recomendação da corretora para as cinco melhores debêntures do mercado

Ativa Investimentos lança nova plataforma de debêntures incentivadas
mercado de debêntures também passou por uma mudança recente. (Fonte: Shutterstock/Vitalii Vodolazskyi/Reprodução)

A corretora independente Ativa Investimentos anunciou uma novidade aos investidores nesta terça-feira (5): o lançamento de uma nova plataforma de debêntures incentivadas.

O principal objetivo é facilitar o acesso dos investidores pessoa física a esse tipo de produto. A plataforma, que possui mais de 130 debêntures disponíveis, é gratuita e já está liberada para os clientes no site da Ativa.

Um dos principais diferenciais é que os investidores tenham acesso a preços de compra e venda mais próximos dos negociados no mercado institucional. Para serem disponibilizados na plataforma, os ativos devem atender a alguns critérios: serem negociados por mais de três players institucionais (bancos, corretoras e fundos), ter um relatório de rating de uma das três agências de classificação de risco, além de contar com preço para o cliente vender.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Como a corretora não possui posição nos ativos, os parceiros de mercado são responsáveis pela formação dos preços de compra e venda.

Além da renda fixa

De acordo com o  Ministério da Economia, o mercado de debêntures incentivadas tem crescido no país. Em fevereiro de 2021, foram emitidas R$ 4,8 bilhões em debêntures incentivadas, um aumento de 166,6% na oferta em comparação com 2020.

Segundo Bruno Reis, head da mesa de crédito privado da Ativa, ter debêntures no portfólio faz parte de uma boa estratégia de investimentos. “Títulos de renda fixa são essenciais na carteira de qualquer investidor, principalmente para aqueles que não abrem mão de segurança e rentabilidade”, diz. “Nesse sentido, as debêntures são uma ótima opção, já que são produtos acessíveis, com liquidez, atrelados à inflação e que contam com isenção de imposto de renda sobre seus rendimentos.”

Vale ressaltar que as debêntures são isentas de imposto de renda porque são títulos de dívidas emitidos por companhias que financiam projetos de infraestrutura. Além disso, o fato de serem atreladas à inflação protege a carteira do investidor contra momentos de inflação mais elevada.

Veja a carteira recomendada de debêntures para outubro

Ativo Emissor Vencimento Alocação Setor
TOME12 VENTOS DE SÃO TOMÉ 15/12/2027 20% Energia
BRST11 BRISANET 15/03/2028 20% Telecom
ELET23 ELETROBRAS 15/04/2031 25% Energia
CAEC21 CAGECE 15/03/2029 20% Saneamento
SAIP11 SALUS INFRA. PORTUÁRIA 15/10/2024 15% Logística