Mercado

Petrobras voltará a elevar investimentos em novo plano de negócios

O plano 2022-2026, que será divulgado no próximo dia 25, está em fase final de elaboração

Petrobras voltará a elevar investimentos em novo plano de negócios
O novo plano também deverá prever uma preocupação com a chamada "pegada de carbono" da companhia. Foto: REUTERS/Sergio Moraes/File Photo
  • Estatal estaria voltando a elevar o Capex, principalmente em exploração e produção do petróleo do pré-sal

O próximo plano de negócios plurianual da Petrobras deverá prever investimentos entre 60 bilhões e 70 milhões de dólares, com a estatal voltando a elevar o Capex, principalmente em exploração e produção do petróleo do pré-sal, disseram duas fontes a par do assunto.

O plano 2022-2026, que será divulgado no próximo dia 25, está em fase final de elaboração. Mas os números apontam um aumento na comparação com o programa anterior de 55 bilhões de dólares (2021-2025), quando a companhia realizou no ano passado uma redução de 27% na estimativa de aportes plurianuais visando preservar caixa diante da pandemia.

“Pode avançar nessa direção… Temos pressa no pré-sal”, afirmou uma das fontes, na condição de anonimato.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No entanto, os valores de investimentos previstos no novo plano de negócios ainda ficarão aquém dos projetados para o período de 2020 a 2024, quando a Petrobras apontou 75,7 bilhões de dólares.

“Há necessidade de acelerar a extração do pré-sal diante da possível transição energética”, acrescentou a segunda fonte, explicando que a empresa busca mitigar efeitos que possam ser sentidos nos projetos com a mudança para uma economia de baixo carbono.

“A empresa vai focar em ativos mais rentáveis e de mais rápido retorno para companhia e sociedade.”

O aumento dos investimentos não deverá afetar as métricas de endividamento. A meta de dívida bruta da companhia deverá “gravitar” em torno de 60 bilhões de dólares, segundo a primeira fonte.

No terceiro trimestre, a Petrobras reportou a redução na dívida bruta para 59,6 bilhões de dólares, batendo antecipadamente uma meta prevista para 2022, algo importante para a política de dividendos da empresa.

Publicidade

O plano também deverá prever uma preocupação com a chamada “pegada de carbono” da companhia e vai apostar em preservação de áreas verdes e reflorestamento, disseram as fontes.

Procurada, a companhia afirmou que o novo plano será divulgado ao mercado em breve, e que “não é possível adiantar nenhuma informação”.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos