• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Smart Fit: As expectativas do mercado para a estreia na B3

O início das negociações está marcado para a próxima quarta-feira, 14

Por E-Investidor

08/07/2021 | 11:07 Atualização: 08/07/2021 | 11:07

Academia (Foto: Envato Elements)
Academia (Foto: Envato Elements)

(Sarah Nicoli, especial para o E-Investidor) – O mercado espera pelo IPO da Smart Fit na B3 com cautela. Esta quinta-feira (8) é o último dia para o pequeno investidor garantir as ações antes do início das negociações, marcado para a próxima quarta-feira, 14 de julho, com o código SMFT3. A abertura de capital está cercada de incertezas que os investidores precisam monitorar antes de comprar os papéis da empresa.

Leia mais:
  • Méliuz anuncia oferta bilionária de ações e deve precificar em julho
  • Como estão as empresas que fizeram IPO em 2020?
  • Petrobras e BR Distribuidora: o que esperar após operação de venda
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nos últimos dois anos, a companhia reportou prejuízos milionários. Em 2020, o rombo foi o mais expressivo, na ordem de R$ 604 milhões. O impacto da pandemia nos negócios da Smart Fit foi mais profundo devido às normas sanitárias que recomendavam o distanciamento social para evitar a disseminação da covid-19.

Para Mario Goulart, analista CNPI da O2 Research, mesmo com o avanço da vacinação, a crise ainda não deve ser descartada do cenário pelos investidores: “O grande risco é termos ainda alguma nova onda de pandemia. Com a gradual vacinação este risco é cada vez menor, mas existe”, diz.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O cenário jurídico da empresa também levanta bandeiras vermelhas. Em um relatório publicado pela Suno Research, o analista Rodrigo Wainberg explica que, no fim de 2020, sócios de uma sociedade parceira da Smart Fit, a ADV Esporte, ajuizaram uma ação que questionava a abertura de novas unidades no Distrito Federal. “A Comissão de Valores e Mobiliários (CVM) está avaliando se essa questão traz algum impactos aos investidores”, informa.

O relatório também destaca outros riscos como a baixa recorrência – componente sazonal da adesão às academias -, as cláusulas restritivas (covenants) e as operações franqueadas como pontos de atenção. Para João Daronco, analista CNPI da Suno Research, esses fatores precisam ser levados em conta antes de comprar as ações “O modelo de negócio é interessante, tem boas vantagens competitivas”, ressalta.

No Brasil, a penetração de mercado é baixa quando comparada a outros países, portanto, o ambiente é propício para crescimento. “A companhia apresenta oportunidades amplas de crescimento, impulsionadas principalmente por tendências de melhoria nos padrões de saúde, diante da crescente consciência sobre os riscos de saúde trazidos pela obesidade e pelo sedentarismo”, acrescenta Wainberg, no relatório.

Comprar ou não?

“Ainda que as perspectivas da Smart Fit sejam favoráveis, o valuation pouco atrativo, o endividamento elevado e a ação judicial tramitando em desfavor da empresa nos fazem não recomendar a entrada no IPO”, diz a Suno Research.

Para Daronco, os investidores devem pensar com a mente de empreendedor: “O investidor tem que olhar com cuidado a questão do preço. Nem todo bom preço é um bom investimento”.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • IPO
  • IPOs
Cotações
09/04/2026 17h00 (delay 15min)
Câmbio
09/04/2026 17h00 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Após Raízen e GPA: as empresas que mais preocupam o mercado financeiro hoje

  • 2

    Cessar-fogo derruba dólar ao menor nível em quase dois anos — pode ficar abaixo de R$ 5?

  • 3

    32 fundos imobiliários de crédito estão baratos; veja como aproveitar sem cair em armadilhas

  • 4

    Ibovespa acompanha euforia global com cessar-fogo e renova recorde histórico

  • 5

    Petróleo despenca 16% com trégua — Petrobras cai mais de 4%

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o FGTS: posso indicar qualquer banco no aplicativo para realizar o saque?
Logo E-Investidor
FGTS: posso indicar qualquer banco no aplicativo para realizar o saque?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que é o cashback IR?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que é o cashback IR?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que são as inconsistências em convênios médicos na pré-preenchida?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que são as inconsistências em convênios médicos na pré-preenchida?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que são as deduções indevidas ou sem comprovantes na pré-preenchida?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que são as deduções indevidas ou sem comprovantes na pré-preenchida?
Imagem principal sobre o Aplicativo do FGTS: 4 funcionalidades que você talvez não saiba que ele tem
Logo E-Investidor
Aplicativo do FGTS: 4 funcionalidades que você talvez não saiba que ele tem
Imagem principal sobre o Posso alterar o saque-aniversário para saque-rescisão a qualquer momento, após a antecipação?
Logo E-Investidor
Posso alterar o saque-aniversário para saque-rescisão a qualquer momento, após a antecipação?
Imagem principal sobre o Ressarcimento de desconto INSS: o que acontece se não for apresentada uma resposta?
Logo E-Investidor
Ressarcimento de desconto INSS: o que acontece se não for apresentada uma resposta?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: existe um prazo limite para usar o valor depositado?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: existe um prazo limite para usar o valor depositado?
Últimas: Mercado
Ações da Petrobras (PETR3;PETR4) avançam com alta do petróleo e revisão do Citigroup
Mercado
Ações da Petrobras (PETR3;PETR4) avançam com alta do petróleo e revisão do Citigroup

Recuperação vem após tombo histórico, enquanto mercado avalia novas tensões geopolíticas e ruídos políticos

09/04/2026 | 11h55 | Por Daniel Rocha e Vinícius Novais, do Broadcast
Petrobras (PETR3; PETR4) alerta que combinação de ingerência política e transição energética gera incerteza
Mercado
Petrobras (PETR3; PETR4) alerta que combinação de ingerência política e transição energética gera incerteza

Em seu relatório anual, a companhia listou fatores que podem impactar diretamente receitas, margens e fluxo de caixa

09/04/2026 | 11h42 | Por Amélia Alves
Fundos ligados aos Master terão que notificar ao Cade compra de fatia na Oncoclínicas (ONCO3)
Mercado
Fundos ligados aos Master terão que notificar ao Cade compra de fatia na Oncoclínicas (ONCO3)

Superintendência-Geral da autarquia atestou que os dois fundos são geridos pela Latache Gestão de Recursos e controlados, direta ou indiretamente, pelo Master

09/04/2026 | 10h51 | Por Flávia Said
Suzano (SUZB3) sobe com alívio global, mas BofA vê cenário desafiador para o papel
Mercado
Suzano (SUZB3) sobe com alívio global, mas BofA vê cenário desafiador para o papel

Banco vê superoferta persistente de celulose, reduz preço-alvo e adota postura mais cautelosa com a companhia

09/04/2026 | 10h49 | Por Daniel Rocha e Vinícius Novais

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador