- Antes da abertura do mercado, as ações dessas companhias abriam com tendência de alta
- Em entrevista, um porta-voz da companhia disse que a volatilidade sem precedentes em volta das ações levaram a Robinhood a fazer essa mudança
Depois de restringir a compra das ações de GameStop (GME,NYSE), AMC, Nokia e BlackBerry, a Robinhood afrouxou suas restrições e permanecerá com a limitação do número de contratos que podem ser comprados pelos usuários, de cinco ações e dez contratos para os papéis Gamestop.
Leia também
No caso de AMC, Nokia, BlackBerry, Bath Bed & Beyond e Koss, os investidores poderão apenas vender suas posições se já possuírem um número maior de ações ou contratos do que os anunciados.
Nesta quinta-feira (28), após impor limites para os papéis da Gamestop, usuários acusaram a plataforma de investimentos de manipular o mercado. As informações são da agência Dow Jones.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Antes da abertura do pregão de hoje, às 10h, as ações de Gamestop, AMC, Nokia e BlackBerry registravam tendência de alta de 68,9%, 41,1%, 7,5% e 14,3%, respectivamente.
Na tarde de ontem, a Robinhood disse em uma entrevista à Bloomberg que pode fechar algumas posições “em risco” de seus clientes que operam com conta margem.
As posições consideradas em risco são aquelas onde os investidores não possuem a garantia necessária para a operação. Normalmente são feitas com o tipo de conta margem, na qual os clientes pegam dinheiro emprestado das corretoras para realizar as suas operações.
“A volatilidade sem precedentes em volta das ações de Gamestop e AMC, somada ao aumento dos riscos relacionados às negociações, levaram a Robinhood a fazer essa mudança” disse um porta-voz da empresa.
Publicidade
A companhia informou aos seus clientes na quarta-feira (27) que os usuários que tiverem opções de GameStop e AMC com vencimento para esta sexta-feira (29) poderão apenas fechar suas posições. Contudo, começou a circular um print no fórum do WSB indicando que não eram apenas os clientes das contas margem que tiveram suas posições vendidas pela Robinhood.
Em uma publicação feita no Twitter, o jornalista Max Burns, da Business Insider e do Independent, relatou a experiência de outros usuários. “Ao conversar com várias pessoas atingidas pelas vendas forçadas, constatei que apenas metade delas estavam negociando com margem. A venda forçada seria aceitável para as contas de margem. Contudo, essa não parece ser a história completa aqui”, disse o jornalista.
As I mention in the thread, I've spoken to several people hit by these force-sells, and only about half of those people are trading on margin.
A margin call would be an acceptable use of a force-sell. That does not appear to be the full story here.
— Max Burns (@themaxburns) January 28, 2021
Publicidade
Segundo informações da Reuters, a Robinhood também suspendeu temporariamente a opção que permitia os clientes da corretora de comprar criptoativos instantaneamente. “Devido às condições extraordinárias do mercado, desligamos temporariamente o poder de compra instantânea para ‘crypto’. Os clientes ainda podem usar os fundos liquidados para comprar ‘crypto’. Continuaremos monitorando as condições do mercado e nos comunicando com nossos clientes”, disse um porta-voz da companhia nesta sexta-feira.