- Na leitura da pesquisa mensal do comércio de março, pelo IBGE, esse setor mostrou crescimento nos comparativos anual e mensal (+16,3% frente ao mês de fevereiro)
- Olhando para frente, o múltiplo de negociação da ação PCAR3 é atraente, o que justifica a recomendação de Compra
As redes varejistas de alimentos ganharam destaque neste período de isolamento social com a redução do consumo em bares e restaurantes e a adesão quase completa do home-office. Esse comportamento fez o setor driblar a crise.
Leia também
Mas quais são as empresas listadas na Bolsa de Valores do Brasil que podem se destacar no pós-coronavírus? A Ágora Investimentos fez um Relatório Especial (a versão completa está aqui) e este é o destaques do setor de supermercados e hipermercados:
O setor de supermercados & hipermercados tem sido um dos mais resilientes durante a pandemia. Com base em estudos e pesquisas internas, vimos o setor como um dos destaques positivos em termos de facilidade para repassar preços, margens e demanda nas leituras de março e abril. Na leitura da pesquisa mensal do comércio de março, pelo IBGE, esse setor mostrou crescimento nos comparativos anual e mensal (+16,3% frente ao mês de fevereiro). Do ponto de vista do consumo, a tendência é a mesma observada, mas aqui vale um comentário adicional. Como visto na imagem ao lado, as vendas nos supermercados e hipermercados subiram quase 60%, pelos dados da Cielo, no comparativo com o mês de fevereiro na semana do dia 21 de março. Após essa semana, houve uma certa normalização da curva, o que podemos atribuir a um movimento de antecipação de compras (estocagem) de alimentos e itens de mercado, com os consumidores receosos pelos efeitos da quarentena e as restrições potenciais.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Analisando os dados das empresas de nossa cobertura, apesar da tendência de maior resiliência do setor, o Pão de Açúcar publicou números operacionais mistos e, no geral, um resultado fraco no 1T20, com destaque positivo para o desempenho do segmento Assaí, mas números piores que o esperado no multivarejo.
Olhando para frente, o múltiplo de negociação da ação PCAR3 é atraente, o que justifica a recomendação de Compra para investidores que buscam investimentos mais de longo prazo.
No caso do Carrefour, os números do 1T20 foram sólidos, na nossa visão, mas é importante destacar que o crescimento adicional relacionado à covid-19 veio claramente acompanhado com custos adicionais; portanto, os investidores que esperavam ver a expansão da margem ficaram decepcionados.
Publicidade
Cash & Carry (segmento de atacado de autosserviço) foi o principal alavancador de resultados e continua a oferecer um desempenho robusto e constante, enquanto os formatos de Varejo contaram com maior participação no curto prazo pelo comércio eletrônico, principalmente, de itens alimentares. Analisando a ação, consideramos seu valuation atual justo para o momento desafiador e por isso a recomendação permanece Neutra.
Principais recomendações no setor: Pão de Açúcar ON (PCAR3).