• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

XP mira derivativos e renováveis com aposta em comercializadora de energia

A nova empresa buscará aproveitar a carteira de clientes da XP e a capacidade do grupo em tecnologia

Por E-Investidor

25/03/2021 | 11:20 Atualização: 25/03/2021 | 11:27

Logotipo da XP, na sede da empresa (Foto: Matheus Lombardi/XP/Divulgação)
Logotipo da XP, na sede da empresa (Foto: Matheus Lombardi/XP/Divulgação)

(Reuters) – A XP Investimentos quer lançar ainda em 2021 uma nova unidade, de comercialização de energia, que deve apostar a princípio no interesse de grandes empresas pela compra de eletricidade gerada por fontes renováveis e produtos financeiros, como derivativos.

Leia mais:
  • Perguntas e respostas sobre investir em derivativos
  • Eletrobras: o que esperar da estatal com a renúncia do CEO
  • Como ficam as recomendações para Taesa após divulgação do balanço?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A nova empresa buscará aproveitar a carteira de clientes da XP e a capacidade do grupo em tecnologia como diferenciais para crescer rapidamente em um nicho que tem atraído cada vez mais investidores no Brasil, disse à Reuters o responsável pela estruturação das operações, Cristian Nogueira.

As comercializadoras atuam no mercado livre de eletricidade, onde empresas com grande demanda como indústrias podem negociar diretamente contratos de suprimento e preços com fornecedores.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O segmento já conta com diversas “tradings” controladas por grupos do setor financeiro, como BTG Pactual, Itaú Unibanco, Santander Brasil, ABC Brasil e Daycoval.

“A XP está acostumada a melhorar a vida das pessoas oferecendo produtos diferenciados e educando o mercado. Via energia você pode fazer isso. Vamos começar usando a rede enorme, com capilaridade muito grande, que o time corporativo tem aqui. Eles já fecham diariamente hedge de câmbio, de juros, de inflação, e energia é mais um produto”, resumiu Nogueira.

Segundo ele, a XP vai explorar seu conhecimento do mercado financeiro para criar e oferecer produtos ainda pouco usuais no setor elétrico, como os derivativos de energia, que assim como contratos futuros de outras commodities podem ser usados por empresas travar custos, por exemplo.

Atualmente, derivativos de eletricidade já são negociados no Brasil, inclusive por meio de uma plataforma eletrônica voltada a transações no mercado livre, a BBCE, mas com pouca liquidez.

Publicidade

“No ano passado o mercado livre girou perto de 121 bilhões de reais, e se você for ver o quanto de derivativos foram negociados nesse mercado são poucos milhões. Então é um mercado que ainda não existe”, apontou Nogueira.

Também estão no radar da XP operações de venda de energia renovável para clientes corporativos, em meio à atenção cada vez maior do mundo empresarial e financeiro à chamada agenda ESG –focada em temas de meio ambiente, sustentabilidade e governança.

“Energia é um insumo básico, necessário. E energia renovável é em cima de ESG, que é um tema que está cada vez mais movendo os mercados”, disse Nogueira, ao destacar que o fato de a marca XP já ser conhecida ajudará a fomentar os negócios.

Além dos derivativos e contratos de energia limpa, a XP oferecerá transações financeiras para agentes do mercado elétrico, como compra antecipada da produção de geradores, extensão de prazo para pagamento por consumidores e intermediação de cessões contratuais entre agentes do setor.

Publicidade

Questionado sobre a ambição da XP em energia, Nogueira disse que seria realista pensar na comercializadora do grupo girando volumes equivalentes a 3 bilhões de reais em dois ou três anos.

“Temos uma meta, um sonho grande, ousado. De que dentro de três anos, quando qualquer cliente pensar em comprar ou vender energia no Brasil, no mercado livre de energia, sejamos a referência número 1”, afirmou.

Hoje existem cerca de 400 comercializadoras de energia em atividade no Brasil, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

TECNOLOGIA NO CENTRO

Publicidade

Um dos diferenciais da XP será uma forte aposta em tecnologia para amparar as operações no mercado elétrico, disse Nogueira.

“Temos um caminho enorme aqui nessa parte, de usar inteligência artificial, redes neurais… as comercializadoras ainda estão engatinhando nesse negócio, e a XP tem uma super estrutura para isso.”

Ele também disse ver potencial para levar no médio prazo as operações envolvendo energia elétrica a clientes de varejo, por meio de produtos como fundos de investimento. Isso poderia ser viável em um prazo de dois a três anos, projetou.

Atualmente, o mercado livre de energia tem visto uma nova onda de crescimento, com a forte alta das tarifas de energia no Brasil levando cada vez mais empresas a buscarem redução de custos nas negociações bilaterais do setor.

Publicidade

Mas o governo do presidente Jair Bolsonaro tem apoiado planos de uma reforma regulatória que poderia reduzir exigências para atuação nesse nicho, inclusive abrindo o mercado para clientes residenciais no futuro.

Apesar do foco atual em empresas, a XP quer estar preparada para essa futura abertura, disse Nogueira.

Ele também revelou que corretora vê a comercializadora gerando oportunidades de negócios para outras áreas do grupo.

Assim, um gerador que procure a área de comercialização da XP para vender a produção futura de seu empreendimento poderia acabar fechando acordos também para estruturação de financiamentos ou até para ofertas de ações, explicou.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • derivat
  • Setor elétrico
  • XP Investimentos
Cotações
04/05/2026 12h33 (delay 15min)
Câmbio
04/05/2026 12h33 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    “Não guarde dinheiro”: por que Elon Musk diz que poupar para a aposentadoria será inútil

  • 2

    “Mercado virou cassino”, diz Buffett; Berkshire mantém US$ 380 bi em caixa à espera de oportunidades

  • 3

    Banco do Brasil entra na disputa pela alta renda no aeroporto de Guarulhos e inaugura sala vip própria

  • 4

    Berkshire Hathaway lucra US$ 10 bi antes de conferência histórica sem Warren Buffett

  • 5

    Berkshire sem Buffett: 60 anos de lições do Oráculo de Omaha para investir melhor

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Idosos com 60 anos ou mais conseguem desconto na conta de luz? Veja se você tem direito
Logo E-Investidor
Idosos com 60 anos ou mais conseguem desconto na conta de luz? Veja se você tem direito
Imagem principal sobre o Idosos precisam solicitar desconto na conta de luz presencialmente? Entenda
Logo E-Investidor
Idosos precisam solicitar desconto na conta de luz presencialmente? Entenda
Imagem principal sobre o Idosos conseguem descontos em casas de repouso; veja quanto e como afeta as finanças
Logo E-Investidor
Idosos conseguem descontos em casas de repouso; veja quanto e como afeta as finanças
Imagem principal sobre o 13º salário antecipado do INSS: beneficiários da Renda Mensal Vitalícia recebem o dinheiro?
Logo E-Investidor
13º salário antecipado do INSS: beneficiários da Renda Mensal Vitalícia recebem o dinheiro?
Imagem principal sobre o FGTS: pacientes que precisam de órtese podem sacar o dinheiro; entenda como
Logo E-Investidor
FGTS: pacientes que precisam de órtese podem sacar o dinheiro; entenda como
Imagem principal sobre o Bolsa Família: passo a passo para consultar se o benefício já pode ser sacado
Logo E-Investidor
Bolsa Família: passo a passo para consultar se o benefício já pode ser sacado
Imagem principal sobre o Gás do Povo: quem deseja ser beneficiário deve ter este limite de renda
Logo E-Investidor
Gás do Povo: quem deseja ser beneficiário deve ter este limite de renda
Imagem principal sobre o BTS: ainda tem ingressos para os shows no Brasil? Entenda se há entrada disponível
Logo E-Investidor
BTS: ainda tem ingressos para os shows no Brasil? Entenda se há entrada disponível
Últimas: Mercado
Genial Investimentos tira BTG (BPAC11) e Copel (CPLE3) de sua carteira para maio; JHSF (JHSF3) e Ultrapar (UGPA3) entram no lugar
Mercado
Genial Investimentos tira BTG (BPAC11) e Copel (CPLE3) de sua carteira para maio; JHSF (JHSF3) e Ultrapar (UGPA3) entram no lugar

No posicionamento para maio, a Genial afirma que avança na direção a uma postura mais seletiva e sem problemas estruturais

04/05/2026 | 12h05 | Por Eduardo Puccioni
Abertura de mercado: Irã amplia zona de controle em Ormuz e bolsas respondem com cautela
CONTEÚDO PATROCINADO

Abertura de mercado: Irã amplia zona de controle em Ormuz e bolsas respondem com cautela

Patrocinado por
Ágora Investimentos
Petróleo hoje dispara com ameaça no Estreito de Ormuz e forte produção da Petrobras (PETR3; PETR4) entra no radar
Mercado
Petróleo hoje dispara com ameaça no Estreito de Ormuz e forte produção da Petrobras (PETR3; PETR4) entra no radar

Escalada entre EUA e Irã sustenta volatilidade do barril enquanto avanço operacional da Petrobras reforça expectativa para o 1T26

04/05/2026 | 09h42 | Por Igor Markevich
Semana de balanços internacionais reserva resultados de Disney, Shell e McDonald´s; veja o calendário completo
Mercado
Semana de balanços internacionais reserva resultados de Disney, Shell e McDonald´s; veja o calendário completo

Empresas dos setores de tecnologia, como AMD e Super Micro Computer, e aviação (Lufthansa) também anunciam seus balanços no primeiro trimestre de 2026

04/05/2026 | 08h34 | Por E-Investidor

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador