• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

XP mira derivativos e renováveis com aposta em comercializadora de energia

A nova empresa buscará aproveitar a carteira de clientes da XP e a capacidade do grupo em tecnologia

Por E-Investidor

25/03/2021 | 11:20 Atualização: 25/03/2021 | 11:27

Logotipo da XP, na sede da empresa (Foto: Matheus Lombardi/XP/Divulgação)
Logotipo da XP, na sede da empresa (Foto: Matheus Lombardi/XP/Divulgação)

(Reuters) – A XP Investimentos quer lançar ainda em 2021 uma nova unidade, de comercialização de energia, que deve apostar a princípio no interesse de grandes empresas pela compra de eletricidade gerada por fontes renováveis e produtos financeiros, como derivativos.

Leia mais:
  • Perguntas e respostas sobre investir em derivativos
  • Eletrobras: o que esperar da estatal com a renúncia do CEO
  • Como ficam as recomendações para Taesa após divulgação do balanço?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A nova empresa buscará aproveitar a carteira de clientes da XP e a capacidade do grupo em tecnologia como diferenciais para crescer rapidamente em um nicho que tem atraído cada vez mais investidores no Brasil, disse à Reuters o responsável pela estruturação das operações, Cristian Nogueira.

As comercializadoras atuam no mercado livre de eletricidade, onde empresas com grande demanda como indústrias podem negociar diretamente contratos de suprimento e preços com fornecedores.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O segmento já conta com diversas “tradings” controladas por grupos do setor financeiro, como BTG Pactual, Itaú Unibanco, Santander Brasil, ABC Brasil e Daycoval.

“A XP está acostumada a melhorar a vida das pessoas oferecendo produtos diferenciados e educando o mercado. Via energia você pode fazer isso. Vamos começar usando a rede enorme, com capilaridade muito grande, que o time corporativo tem aqui. Eles já fecham diariamente hedge de câmbio, de juros, de inflação, e energia é mais um produto”, resumiu Nogueira.

Segundo ele, a XP vai explorar seu conhecimento do mercado financeiro para criar e oferecer produtos ainda pouco usuais no setor elétrico, como os derivativos de energia, que assim como contratos futuros de outras commodities podem ser usados por empresas travar custos, por exemplo.

Atualmente, derivativos de eletricidade já são negociados no Brasil, inclusive por meio de uma plataforma eletrônica voltada a transações no mercado livre, a BBCE, mas com pouca liquidez.

Publicidade

“No ano passado o mercado livre girou perto de 121 bilhões de reais, e se você for ver o quanto de derivativos foram negociados nesse mercado são poucos milhões. Então é um mercado que ainda não existe”, apontou Nogueira.

Também estão no radar da XP operações de venda de energia renovável para clientes corporativos, em meio à atenção cada vez maior do mundo empresarial e financeiro à chamada agenda ESG –focada em temas de meio ambiente, sustentabilidade e governança.

“Energia é um insumo básico, necessário. E energia renovável é em cima de ESG, que é um tema que está cada vez mais movendo os mercados”, disse Nogueira, ao destacar que o fato de a marca XP já ser conhecida ajudará a fomentar os negócios.

Além dos derivativos e contratos de energia limpa, a XP oferecerá transações financeiras para agentes do mercado elétrico, como compra antecipada da produção de geradores, extensão de prazo para pagamento por consumidores e intermediação de cessões contratuais entre agentes do setor.

Publicidade

Questionado sobre a ambição da XP em energia, Nogueira disse que seria realista pensar na comercializadora do grupo girando volumes equivalentes a 3 bilhões de reais em dois ou três anos.

“Temos uma meta, um sonho grande, ousado. De que dentro de três anos, quando qualquer cliente pensar em comprar ou vender energia no Brasil, no mercado livre de energia, sejamos a referência número 1”, afirmou.

Hoje existem cerca de 400 comercializadoras de energia em atividade no Brasil, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

TECNOLOGIA NO CENTRO

Publicidade

Um dos diferenciais da XP será uma forte aposta em tecnologia para amparar as operações no mercado elétrico, disse Nogueira.

“Temos um caminho enorme aqui nessa parte, de usar inteligência artificial, redes neurais… as comercializadoras ainda estão engatinhando nesse negócio, e a XP tem uma super estrutura para isso.”

Ele também disse ver potencial para levar no médio prazo as operações envolvendo energia elétrica a clientes de varejo, por meio de produtos como fundos de investimento. Isso poderia ser viável em um prazo de dois a três anos, projetou.

Atualmente, o mercado livre de energia tem visto uma nova onda de crescimento, com a forte alta das tarifas de energia no Brasil levando cada vez mais empresas a buscarem redução de custos nas negociações bilaterais do setor.

Publicidade

Mas o governo do presidente Jair Bolsonaro tem apoiado planos de uma reforma regulatória que poderia reduzir exigências para atuação nesse nicho, inclusive abrindo o mercado para clientes residenciais no futuro.

Apesar do foco atual em empresas, a XP quer estar preparada para essa futura abertura, disse Nogueira.

Ele também revelou que corretora vê a comercializadora gerando oportunidades de negócios para outras áreas do grupo.

Assim, um gerador que procure a área de comercialização da XP para vender a produção futura de seu empreendimento poderia acabar fechando acordos também para estruturação de financiamentos ou até para ofertas de ações, explicou.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • derivat
  • Setor elétrico
  • XP Investimentos
Cotações
03/03/2026 19h08 (delay 15min)
Câmbio
03/03/2026 19h08 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje sobe, petróleo dispara e juros avançam com guerra no Oriente Médio; Petrobras ganha mais de 4%

  • 2

    Ibovespa hoje derrete 3,2% e dólar sobe quase 2% em meio à guerra no Oriente Médio

  • 3

    Quem é o investidor estrangeiro que banca o rali do Ibovespa rumo aos 200 mil pontos

  • 4

    "O mercado não é mais de oportunidade geral, é de seleção de papéis”, diz Dalton Gardimam, da Ágora

  • 5

    Guerra no Oriente Médio: faz sentido adotar alguma estratégia de proteção do portfólio?

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o IPVA SP 2026: vencimento não caiu em dia útil, o que fazer?
Logo E-Investidor
IPVA SP 2026: vencimento não caiu em dia útil, o que fazer?
Imagem principal sobre o Gás do Povo: como consultar a situação do vale de recarga pelo Portal Cidadão CAIXA
Logo E-Investidor
Gás do Povo: como consultar a situação do vale de recarga pelo Portal Cidadão CAIXA
Imagem principal sobre o Aposentados do INSS: qual grupo recebe hoje (03)?
Logo E-Investidor
Aposentados do INSS: qual grupo recebe hoje (03)?
Imagem principal sobre o Saque-aniversário do FGTS: nascidos em janeiro têm até este dia para retirar valores em 2026
Logo E-Investidor
Saque-aniversário do FGTS: nascidos em janeiro têm até este dia para retirar valores em 2026
Imagem principal sobre o IPVA SP 2026: quais são as consequências do atraso no pagamento?
Logo E-Investidor
IPVA SP 2026: quais são as consequências do atraso no pagamento?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que são as despesas médicas não confirmadas?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que são as despesas médicas não confirmadas?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que são as despesas médicas não dedutíveis?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que são as despesas médicas não dedutíveis?
Imagem principal sobre o Aposentados do INSS: qual grupo recebe hoje (02)?
Logo E-Investidor
Aposentados do INSS: qual grupo recebe hoje (02)?
Últimas: Mercado
Planner lidera ranking de carteiras recomendadas para fevereiro após disparada da Odontoprev (ODPV3)
Mercado
Planner lidera ranking de carteiras recomendadas para fevereiro após disparada da Odontoprev (ODPV3)

Das oito carteiras, apenas Planner e Ágora conseguiram ultrapassar o bom desempenho do Ibovespa, impulsionado pela entrada de capital estrangeiro

03/03/2026 | 16h00 | Por Ana Ayub
Logo do E-Investidor com background verde
Mercado
Taxas de juros disparam após escalada do conflito no Oriente Médio e Tesouro Direto sai do ar

Logo na abertura do pregão, os juros futuros dispararam mais de 20 pontos na ponta longa, refletindo a tensão global com o Irã

03/03/2026 | 12h15 | Por Luíza Lanza
Kepler Weber (KEPL3) vai deixar a Bolsa? Empresa aceita R$ 11 por ação e dá primeiros passos para sair da B3; entenda
Mercado
Kepler Weber (KEPL3) vai deixar a Bolsa? Empresa aceita R$ 11 por ação e dá primeiros passos para sair da B3; entenda

Negócio com a americana GPT ainda depende de assembleia, voto da Trígono e aval regulatório; Citi vê preço baixo para controle

03/03/2026 | 10h25 | Por Igor Markevich
Guerra no Irã amplia aversão ao risco: bolsas caem, petróleo dispara e EWZ recua quase 3%
CONTEÚDO PATROCINADO

Guerra no Irã amplia aversão ao risco: bolsas caem, petróleo dispara e EWZ recua quase 3%

Patrocinado por
Ágora Investimentos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador