• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

XP mira derivativos e renováveis com aposta em comercializadora de energia

A nova empresa buscará aproveitar a carteira de clientes da XP e a capacidade do grupo em tecnologia

Por E-Investidor

25/03/2021 | 11:20 Atualização: 25/03/2021 | 11:27

Logotipo da XP, na sede da empresa (Foto: Matheus Lombardi/XP/Divulgação)
Logotipo da XP, na sede da empresa (Foto: Matheus Lombardi/XP/Divulgação)

(Reuters) – A XP Investimentos quer lançar ainda em 2021 uma nova unidade, de comercialização de energia, que deve apostar a princípio no interesse de grandes empresas pela compra de eletricidade gerada por fontes renováveis e produtos financeiros, como derivativos.

Leia mais:
  • Perguntas e respostas sobre investir em derivativos
  • Eletrobras: o que esperar da estatal com a renúncia do CEO
  • Como ficam as recomendações para Taesa após divulgação do balanço?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A nova empresa buscará aproveitar a carteira de clientes da XP e a capacidade do grupo em tecnologia como diferenciais para crescer rapidamente em um nicho que tem atraído cada vez mais investidores no Brasil, disse à Reuters o responsável pela estruturação das operações, Cristian Nogueira.

As comercializadoras atuam no mercado livre de eletricidade, onde empresas com grande demanda como indústrias podem negociar diretamente contratos de suprimento e preços com fornecedores.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O segmento já conta com diversas “tradings” controladas por grupos do setor financeiro, como BTG Pactual, Itaú Unibanco, Santander Brasil, ABC Brasil e Daycoval.

“A XP está acostumada a melhorar a vida das pessoas oferecendo produtos diferenciados e educando o mercado. Via energia você pode fazer isso. Vamos começar usando a rede enorme, com capilaridade muito grande, que o time corporativo tem aqui. Eles já fecham diariamente hedge de câmbio, de juros, de inflação, e energia é mais um produto”, resumiu Nogueira.

Segundo ele, a XP vai explorar seu conhecimento do mercado financeiro para criar e oferecer produtos ainda pouco usuais no setor elétrico, como os derivativos de energia, que assim como contratos futuros de outras commodities podem ser usados por empresas travar custos, por exemplo.

Atualmente, derivativos de eletricidade já são negociados no Brasil, inclusive por meio de uma plataforma eletrônica voltada a transações no mercado livre, a BBCE, mas com pouca liquidez.

Publicidade

“No ano passado o mercado livre girou perto de 121 bilhões de reais, e se você for ver o quanto de derivativos foram negociados nesse mercado são poucos milhões. Então é um mercado que ainda não existe”, apontou Nogueira.

Também estão no radar da XP operações de venda de energia renovável para clientes corporativos, em meio à atenção cada vez maior do mundo empresarial e financeiro à chamada agenda ESG –focada em temas de meio ambiente, sustentabilidade e governança.

“Energia é um insumo básico, necessário. E energia renovável é em cima de ESG, que é um tema que está cada vez mais movendo os mercados”, disse Nogueira, ao destacar que o fato de a marca XP já ser conhecida ajudará a fomentar os negócios.

Além dos derivativos e contratos de energia limpa, a XP oferecerá transações financeiras para agentes do mercado elétrico, como compra antecipada da produção de geradores, extensão de prazo para pagamento por consumidores e intermediação de cessões contratuais entre agentes do setor.

Publicidade

Questionado sobre a ambição da XP em energia, Nogueira disse que seria realista pensar na comercializadora do grupo girando volumes equivalentes a 3 bilhões de reais em dois ou três anos.

“Temos uma meta, um sonho grande, ousado. De que dentro de três anos, quando qualquer cliente pensar em comprar ou vender energia no Brasil, no mercado livre de energia, sejamos a referência número 1”, afirmou.

Hoje existem cerca de 400 comercializadoras de energia em atividade no Brasil, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

TECNOLOGIA NO CENTRO

Publicidade

Um dos diferenciais da XP será uma forte aposta em tecnologia para amparar as operações no mercado elétrico, disse Nogueira.

“Temos um caminho enorme aqui nessa parte, de usar inteligência artificial, redes neurais… as comercializadoras ainda estão engatinhando nesse negócio, e a XP tem uma super estrutura para isso.”

Ele também disse ver potencial para levar no médio prazo as operações envolvendo energia elétrica a clientes de varejo, por meio de produtos como fundos de investimento. Isso poderia ser viável em um prazo de dois a três anos, projetou.

Atualmente, o mercado livre de energia tem visto uma nova onda de crescimento, com a forte alta das tarifas de energia no Brasil levando cada vez mais empresas a buscarem redução de custos nas negociações bilaterais do setor.

Publicidade

Mas o governo do presidente Jair Bolsonaro tem apoiado planos de uma reforma regulatória que poderia reduzir exigências para atuação nesse nicho, inclusive abrindo o mercado para clientes residenciais no futuro.

Apesar do foco atual em empresas, a XP quer estar preparada para essa futura abertura, disse Nogueira.

Ele também revelou que corretora vê a comercializadora gerando oportunidades de negócios para outras áreas do grupo.

Assim, um gerador que procure a área de comercialização da XP para vender a produção futura de seu empreendimento poderia acabar fechando acordos também para estruturação de financiamentos ou até para ofertas de ações, explicou.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • derivat
  • Setor elétrico
  • XP Investimentos
Cotações
27/05/2026 7h53 (delay 15min)
Câmbio
27/05/2026 7h53 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    87 FIDCs aparecem em onda de recuperações judiciais; veja os impactos para os fundos

  • 2

    Novas regras do FGC entram em vigor em junho e mudam cenário para bancos e CDBs

  • 3

    Dólar abaixo de R$ 5? Mercado divide apostas sobre futuro do câmbio em ano eleitoral

  • 4

    Ibovespa sobe com alívio global após avanço nas nеgociações entre EUA e Irã; dólar cai

  • 5

    Os motivos que fazem investidores de Wall Street temerem o IPO da SpaceX, de Elon Musk

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Desenrola Fies 2026: débitos vencidos há mais de 360 dias poderão ter descontos
Logo E-Investidor
Desenrola Fies 2026: débitos vencidos há mais de 360 dias poderão ter descontos
Imagem principal sobre o Idosos com 60 anos têm mesmo direito ao atendimento preferencial em bancos? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos com 60 anos têm mesmo direito ao atendimento preferencial em bancos? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Gás do Povo: passo a passo para consultar o vale no Atendimento Caixa ao Cidadão
Logo E-Investidor
Gás do Povo: passo a passo para consultar o vale no Atendimento Caixa ao Cidadão
Imagem principal sobre o Idosos com contas de telefone atrasadas podem renegociar dívidas, desde que se enquadrem neste caso
Logo E-Investidor
Idosos com contas de telefone atrasadas podem renegociar dívidas, desde que se enquadrem neste caso
Imagem principal sobre o Livros gratuitos pelo MEC: entenda como acessar a plataforma que permite a leitura de diferentes obras
Logo E-Investidor
Livros gratuitos pelo MEC: entenda como acessar a plataforma que permite a leitura de diferentes obras
Imagem principal sobre o Idosos têm prioridade na compra de imóveis em dois tipos de programas habitacionais
Logo E-Investidor
Idosos têm prioridade na compra de imóveis em dois tipos de programas habitacionais
Imagem principal sobre o FGTS: entenda se trabalhadores avulsos com 70 anos podem sacar o dinheiro
Logo E-Investidor
FGTS: entenda se trabalhadores avulsos com 70 anos podem sacar o dinheiro
Imagem principal sobre o Idosos de 80 anos podem ter prioridade máxima no atendimento em bancos?
Logo E-Investidor
Idosos de 80 anos podem ter prioridade máxima no atendimento em bancos?
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje testa apetite ao risco após ataque dos EUA; IPCA-15 e pesquisa eleitoral entram no radar
Mercado
Ibovespa hoje testa apetite ao risco após ataque dos EUA; IPCA-15 e pesquisa eleitoral entram no radar

Agenda de indicadores cheia no Brasil contrasta com poucos dados esperados lá fora; confira o que esperar do pregão desta quarta-feira (27)

27/05/2026 | 04h50 | Por Ana Ayub
Ações da Azul recebem o ‘sim’ de bolsa de Nova York; negociações começam em junho
Mercado
Ações da Azul recebem o ‘sim’ de bolsa de Nova York; negociações começam em junho

Companhia aérea avança na estratégia internacional após reestruturação e busca ampliar acesso a investidores globais; entenda

26/05/2026 | 19h28 | Por Camila Vech
Braskem tomba quase 6% no último pregão, enquanto Minerva lidera altas na Bolsa
Mercado
Braskem tomba quase 6% no último pregão, enquanto Minerva lidera altas na Bolsa

Ações da Petrobras (PETR3;PETR4) se recuperaram de perdas da véspera e fecharam em alta, com valorização do petróleo Brent

26/05/2026 | 19h13 | Por Beatriz Rocha
Citi eleva preço-alvo de Braskem apesar de classificar ação como de alto risco
Mercado
Citi eleva preço-alvo de Braskem apesar de classificar ação como de alto risco

Banco cita incertezas relacionadas à estrutura de capital e lembra que mercados petroquímicos globais passaram por "fortes oscilações" nos últimos meses

26/05/2026 | 16h00 | Por Amélia Alves

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador