• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Negócios

As três mulheres pretas na sala da Anbima

Evento promovido pela Fin4She, E-Investidor e Anbima debateu os desafios de ampliar a diversidade no mercado

Por Jenne Andrade

02/03/2023 | 13:59 Atualização: 02/03/2023 | 13:59

Empresas precisam dar oportunidades de acesso a minorias. Foto: Envato Elements
Empresas precisam dar oportunidades de acesso a minorias. Foto: Envato Elements

Dentro da sede da Anbima, no centro de São Paulo, três mulheres pretas estavam sentadas em uma sala na manhã da última quarta-feira (1): Roberta Anchieta, diretora de Administração Fiduciária do Itaú Unibanco, Maitê Lourenço, CEO e fundadora da YA Ventures e da BlackRocks, e eu, Jennefer Andrade, repórter do E-Investidor.

Leia mais:
  • Alperowitch: Empresas do Novo Mercado não são de boa governança
  • Nubank lança cartão acessível para pessoas cegas ou com baixa visão
  • Nath Finanças: a diversidade é a realidade da educação financeira
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Outras cerca de 40 executivas também se reuniam para a abertura do evento voltado para o mês da mulher e promovido pelo E-Investidor, Fin4She e Anbima.

Depois de um café da manhã bem servido, o objetivo do encontro era discutir “Novos caminhos para a equidade de gênero no mercado financeiro”, em um painel mediado por Carolina Cavenaghi, co fundadora da Fin4She, com a participação de Anchieta, do Itaú, Fernanda Camargo, diretora da Anbima e sócia-fundadora da Wright Capital, e Fernanda Franco, CEO da Quasar Asset.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O assunto enveredou para uma questão tão profunda e crítica quanto a equidade de gênero, mas que costuma ser ainda mais negligenciada no mercado – a falta de diversidade racial no ambiente corporativo, um problema explícito também ali, naquela sala da Anbima.

Camargo, da Wright Capital, iniciou suas considerações falando sobre como ela, mulher branca, descobriu recentemente o que significa “ancestralidade” após ter uma conversa com Reginaldo Lima, co-fundador do Investe Favela, fundo empreendedor de capital filantrópico.

Ela tinha sido convidada pela Fundação RockFeller para um encontro no The Bellagio Center (programa de residência da Fundação RockFeller). Foi representando o Brasil, mas no espaço havia pessoas de países como Nigéria, Índia, Malásia e Indonésia.

“Depois de uns três dias, todos estávamos nos sentindo em casa, como se nos conhecêssemos há uma vida. Eu estranhei essa aproximação rápida e fiquei me perguntando o que era isso”, afirma Camargo, que é colunista do E-Investidor. “Reginaldo me respondeu que era ancestralidade. Ou seja, os valores, tradição, aquilo que a tua família te passou lá atrás. E isso entre pessoas pretas era ainda mais rico.”

Publicidade

A especialista ressaltou que a Wright Capital já nasceu com foco maior em impacto socioambiental e, apesar de ter 60% do quadro de colaboradores composto por mulheres, o número de pretas dentro da gestora de patrimônio é muito pequeno – e isso a preocupa. “Temos muitas discussões sobre diversidade em função disso”, afirma. “A maioria das companhias está parada na ‘pauta mulheres’, não chegaram na racial.”

Anchieta, por sua vez, olhou em volta antes de pontuar sua visão de ancestralidade. “Eu vejo duas mulheres pretas aqui comigo, minha amiga Maitê e a Jenne, que acabei de conhecer”, disse a diretora. “Na comunidade negra temos um ditado em que dizemos: eu não sou uma só, sou uma comunidade. Quando falamos de ancestralidade, significa que muitos morreram para que eu pudesse estar aqui hoje, muitos tiveram que trabalhar em subempregos para eu estar aqui.”

A executiva do Itaú explica que mesmo vindo de uma posição privilegiada socialmente desde a infância, com acesso a uma ótima formação, muitas pessoas partem do princípio de que ela tem menos bagagem acadêmica por ser uma mulher preta.

“Geralmente, as mulheres brancas começam do zero para provar que são competentes em determinado assunto. Eu começo antes, do negativo, pois preciso provar que tenho uma base para estar naquele lugar, que não estou ali só para servir café”, afirma Anchieta

Publicidade

Franco, da Quasar Asset, disse que apesar de não ser uma mulher preta, se sente parte da diversidade. “Sou do interior de São Paulo, filha de uma professora de escola pública, fiquei órfã, não estudei nas melhores escolas, não sabia inglês, mas consegui passar na faculdade e oportunidades me foram dadas”, afirma. “Por isso dar oportunidades às pessoas que não tiveram ‘tudo’ é muito importante.”

Na Qasar, a meta é ter 50% de mulheres, objetivo que ainda não foi atingido. “É um tema super complexo na contratação e na retenção dessas mulheres. Já mulheres pretas não temos, temos pretos, mas mulheres não. Temos homossexuais, algumas diversidades, mas é uma pauta que não estamos conseguindo avançar com a agilidade que gostaríamos”, afirma Franco.

Até fevereiro deste ano, a equipe do Estadão Investidor contava com três mulheres em posição de liderança, seis pessoas pretas, dez mulheres, nove homens e membros da comunidade LGBTQIA+.

Onde mora a solução

As painelistas concordam que o primeiro passo é repensar a mentalidade na contratação e a própria cultura corporativa. Não basta abrir vagas específicas para pessoas pretas, por exemplo, mas dar condições para que esse público acesse as oportunidades.

“Se as empresas querem trazer pessoas pretas e aumentar a diversidade, não podem ter a exigência de inglês no currículo, por exemplo. As instituições têm que estender a mão e oferecer o curso de inglês, por exemplo”, afirma Camargo. “Temos que sair do curtoprazismo de bater a meta de final de ano. Os benefícios da diversidade não se pagam no curto prazo.”

Publicidade

Essa também é a visão de Franco. “Tem RH que quer selecionar o candidato que estudou nas melhores escolas. Se todos fizerem isso, eu não estaria no posto que estou porque estudei a vida inteira em escola pública. São muitos temas delicados que precisamos educar e aculturar o mercado sobre isso. É de dentro para fora”, diz.

Para Anchieta, do Itaú, os líderes precisam olhar ao redor e questionar a falta de pessoas negras no ambiente corporativo. E, mais do que dar oportunidade, entender as demandas da população negra e abrir possibilidades para que esse público consiga se enxergar dentro das companhias. Depois da contratação, é importante que os cargos sejam mantidos.

“A maior parte das pessoas da periferia são negras. Muitas delas acham que não é possível trabalhar em grandes empresas”, afirma a especialista. “Quantos de nós furamos a bolha para ir às periferias e entender, de fato, o que uma pessoa periférica necessita?.”

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Anbima
  • Conteúdo E-Investidor
  • Diversidade
  • Mercado financeiro
Cotações
26/10/2025 15h23 (delay 15min)
Câmbio
26/10/2025 15h23 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Bastidores da segurança do Pix: entenda como o dinheiro circula, táticas dos criminosos e as novas regras do BC contra golpes

  • 2

    Lula e Trump: quais são as empresas da Bolsa de olho no encontro dos presidentes neste domingo

  • 3

    Nova era do dinheiro: bancos e cartões de crédito se rendem às criptos em busca do Pix global

  • 4

    Ray Dalio revela seu clone de IA e garante que ele será capaz de fornecer dicas de investimentos

  • 5

    Banco do Brasil (BBAS3): tudo o que você precisa saber antes dos resultados do 3T25: lucro, PDD, agro e dividendos

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Dia de Sorte: como foi o 1º sorteio da modalidade?
Logo E-Investidor
Dia de Sorte: como foi o 1º sorteio da modalidade?
Imagem principal sobre o Passo a passo para usar o serviço de simular a aposentadoria do INSS
Logo E-Investidor
Passo a passo para usar o serviço de simular a aposentadoria do INSS
Imagem principal sobre o FGTS pode ser usado no programa Reforma Casa Brasil? Entenda
Logo E-Investidor
FGTS pode ser usado no programa Reforma Casa Brasil? Entenda
Imagem principal sobre o Loteria Federal: quais são as chances de ganhar na extração de sábado?
Logo E-Investidor
Loteria Federal: quais são as chances de ganhar na extração de sábado?
Imagem principal sobre o Bastidores da segurança do Pix: entenda como o dinheiro circula, táticas dos criminosos e as novas regras do BC contra golpes
Logo E-Investidor
Bastidores da segurança do Pix: entenda como o dinheiro circula, táticas dos criminosos e as novas regras do BC contra golpes
Imagem principal sobre o Como usar o computador da maneira correta para evitar aumentos na conta de luz
Logo E-Investidor
Como usar o computador da maneira correta para evitar aumentos na conta de luz
Imagem principal sobre o Salário líquido: o que é e como calcular o valor corretamente
Logo E-Investidor
Salário líquido: o que é e como calcular o valor corretamente
Imagem principal sobre o FGTS: quais prazos para solicitação do saque calamidade vão até 2026? Veja calendário
Logo E-Investidor
FGTS: quais prazos para solicitação do saque calamidade vão até 2026? Veja calendário
Últimas: Negócios
Distribuidora de Valores Vórtx acusa empresário Nelson Tanure de esvaziar caixa da Emae depois da privatização
Negócios
Distribuidora de Valores Vórtx acusa empresário Nelson Tanure de esvaziar caixa da Emae depois da privatização

Instituição financeira vê possibilidade do caixa da Emae estar zerado após cerca de 1 ano sob controle de Tanure. Concessionária nega. Procurados, Tanure, XP e Vórtx não comentaram

22/10/2025 | 05h30 | Por Jenne Andrade
A IA é boa para o crescimento econômico? BofA diz “sim”, Morgan Stanley e UBS veem riscos: capex, preço da energia e efeito no PIB
Negócios
A IA é boa para o crescimento econômico? BofA diz “sim”, Morgan Stanley e UBS veem riscos: capex, preço da energia e efeito no PIB

Especialistas dizem que até agora a narrativa de ganhos de produtividade prevaleceu e e isso impulsionou negócios de bilhões de dólares

20/10/2025 | 14h12 | Por Nick Lichtenberg
Reag Investimentos (REAG3) anuncia novos membros para diretoria do Conselho após renúncias recentes
Negócios
Reag Investimentos (REAG3) anuncia novos membros para diretoria do Conselho após renúncias recentes

A companhia ainda se reunirá para nomear um membro adicional para ocupar o lugar de Altair Tadeu Rossato

20/10/2025 | 08h16 | Por Wilian Miron
Pequenas empresas na Bolsa? Novo plano busca acabar com a seca de IPOs na B3
Negócios
Pequenas empresas na Bolsa? Novo plano busca acabar com a seca de IPOs na B3

Regime Fácil tem como alvo empresas com faturamento bruto anual inferior a R$ 500 milhões; última abertura de capital na Bolsa ocorreu em 2021

16/10/2025 | 20h12 | Por Beatriz Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador