Negócios

China cria condições para um bull market “à moda americana”

Acostumado a subidas aceleradas, o mercado chinês se prepara para viver pelo menos uma década de alta

China cria condições para um bull market “à moda americana”
Painel indica os índices positivos da bolsa chinesa em Xangai; perspectiva de um vigoroso bull market. (Alex Plavevski/ EFE)
  • Mercado chinês acostumou-se a períodos de alta vertiginosa com no máximo um ano de duração
  • Solidez da economia e vigor das empresas no mercado de ações apontam para um bull market mais duradouro, como nos bons momentos do mercado americano
  • Dúvidas quanto a lucratividade e projeção da produção industrial apontam para o risco de otimismo exagerado

(The Economist) – Na mitologia chinesa do mercado de ações, o mais raro dos animais é o touro lento. As duas últimas décadas trouxeram dois touros rápidos: aumentos vertiginosos nos preços das ações, nem durando mais de um ano. Aqueles logo levaram a ursos velozes quando as ações caíram e, eventualmente, a ursos lentos à medida que a descida se tornou mais gradual.

Na maior parte do tempo, houve o que poderia ser chamado de vermes longos à medida que o mercado se movia de lado, de tal forma que o índice CSI 300, um indicador das maiores ações da China, alcançou a média do mesmo nível nos últimos cinco anos, pela primeira vez em 2007. O lento bull – um aumento constante, quase confiável, ano após ano, bem conhecido dos investidores nos Estados Unidos – permaneceu ilusivo.

Os apostadores indomáveis ​​da China agora esperam que finalmente chegue um touro contínuo. As ações subiram 15% na semana passada e subiram mais de 30% em relação à baixa de março. Mas alguns acreditam que a corrida de touros será mais duradoura do que as do passado.

A economia da China parece estar em melhor forma que as demais

Para começar, a China parece estar em melhor forma econômica do que outras grandes economias. Como os investidores devem alocar seus fundos em algum lugar, sempre há um elemento comparativo no desempenho do mercado.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A China é a única grande economia prevista a crescer este ano e ainda deve registrar a recuperação mais forte no próximo ano, segundo projeções do FMI publicadas no final de junho. Há sérias preocupações sobre o preço que o coronavírus pode impor à América durante a temporada de gripe deste outono (Nota da Redação: de setembro a dezembro no hemisfério Norte). Mas a China mostrou toda a intenção de sufocar novos surtos, dando às pessoas e às empresas maior certeza sobre o caminho a seguir.

A dinâmica do mercado também parece estar ajudando. Mesmo após o rali, as avaliações na China são razoáveis. O CSI 300 negocia 14 vezes o valor dos ganhos da empresa, muito abaixo do múltiplo de 27 vezes do S&P 500, o índice de ações mais assistido dos EUA.

Os investidores estrangeiros têm mais maneiras de entrar no mercado anteriormente fechado da China; muitos são obrigados a fazê-lo, porque suas ações agora estão incluídas nos principais índices rastreados pelas instituições. Durante os três primeiros dias de negociação de julho, 44 ​​bilhões de yuans (US$ 6 bilhões) fluíram para ações chinesas via contas em Hong Kong, um recorde para qualquer período de três dias.

Embora mais investidores tenham começado a comprar ações com dinheiro emprestado, o saldo pendente dessa negociação de margem é pouco mais da metade do seu pico há cinco anos, durante a mais recente corrida acelerada da China. Agora é mais fácil para as empresas listar ações no continente, portanto, novas ofertas devem absorver parte do dinheiro que entra no mercado. “Isso estabelece as bases para um bull market que pode durar dez ou 20 anos”, disse Chang Shishan, da Kangzhuang, uma empresa de administração de ativos.

O que pode dar errado para o bull market chinês?

No entanto, é difícil abalar a sensação de que os otimistas podem estar mais uma vez se adiantando. As perspectivas de lucratividade, que em última análise devem determinar os preços das ações, ainda são sombrias. Nos primeiros cinco meses de 2020, os lucros industriais caíram 19% em comparação com o ano anterior.

O mais preocupante é o modo como a mídia chinesa está entrando no modo de líder de torcida, um dos sinais reveladores de episódios passados ​​de exuberância irracional. “O clique dos cascos do touro é um som bonito para a nossa era pós-vírus”, declarou um editorial de primeira página no China Securities Journal, um jornal estatal, em 6 de julho.

Publicidade

O Shanghai Securities, seu jornal irmão, foi menos poético, mas mais direto, em um artigo publicado on-line em 3 de julho: “Hahahahaha! Parece cada vez mais um mercado em alta!”

Touros saudáveis ​​precisam apenas de uma dieta de grama. Injetá-los com esteroides é um convite para problemas.

© 2020 The Economist Newspaper Limited. Direitos reservados. Publicado sob licença. O texto original em inglês está em www.economist.com

Nossos editores indicam este conteúdo para você investir cada vez melhor:
Como algoritmos e a China precipitaram o novo boom das commodities

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos