As vendas de carros elétricos da Tesla (TSLA34) estagnaram. Mas os investidores de Wall Street não parecem estar preocupados.
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O preço das ações da empresa subiu 58,47% desde o início de novembro, à medida que os investidores adotaram uma visão otimista do progresso da empresa na condução autônoma e apostaram que seu CEO, Elon Musk, usará sua nova influência em Washington em benefício da Tesla. Nesta quarta (8) as ações fecharam com valorização de 1,303%, cotadas a US$ 75,47.
O aumento no valor da participação de 13% de Musk na Tesla consolidou seu status como a pessoa mais rica do planeta. Após gastar mais de US$ 250 milhões para apoiar Donald Trump, ele se tornou tão próximo do presidente eleito que algumas pessoas começaram a se referir a ele como “co-presidente”.
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Ainda assim, as vendas estagnadas na Tesla não são um bom sinal para a empresa ou para as vendas gerais de veículos elétricos, que são vistos como uma ferramenta essencial contra as mudanças climáticas.
Enquanto fabricantes de automóveis como a General Motors e a Hyundai estão oferecendo uma seleção crescente de veículos elétricos, a Tesla ainda representa quase metade de todas as vendas de carros elétricos nos Estados Unidos e define o tom para a tecnologia.
Musk tem sido vocal sobre muitos tópicos no X, a plataforma social que ele possui. Ele discute regularmente sobre gastos governamentais que considera desperdício, imigrantes que culpa por crimes e sua convicção de que “o vírus mental woke é uma das maiores ameaças à existência da humanidade”.
Mas ele tem sido em grande parte silencioso sobre planos para reviver as vendas da Tesla, fornecendo poucos detalhes sobre um novo carro com preço acessível que pode ser vendido por tão pouco quanto US$ 25.000. A empresa prometeu começar a vender um veículo mais acessível até meados de 2025 para tornar a condução elétrica acessível à classe média.
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Tesla e Musk não responderam aos pedidos de comentário.
Musk perdeu o interesse pelos carros da Tesla?
Alguns analistas se perguntam se ele perdeu o interesse em carros enquanto lida com inúmeras outras atividades. Elas incluem X, SpaceX, o principal contratante de foguetes do governo federal; e seu papel como co-chefe de um Departamento de Eficiência Governamental recém-formado, que aconselhará Trump sobre cortes nos gastos federais.
Musk não demonstrou o mesmo nível de dedicação à fabricação de carros que tinha em 2018, quando a Tesla lutava para produzir em massa o Modelo 3 e ele dormia na fábrica, disse Kenneth Boyer, professor de negócios na Ohio State University.
“Ele estava totalmente comprometido”, disse Boyer, cujo livro recente, “A Revolução do Veículo Elétrico: Cinco Visionários Liderando a Carga”, inclui um capítulo sobre Musk. “A questão agora é, com o que Elon está comprometido, ou ele está se espalhando demais?”
A Tesla está prestes a divulgar seus números de vendas para os últimos três meses de 2024. Dados e estimativas disponíveis até agora indicam que suas vendas caíram em todos os seus principais mercados.
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Nos Estados Unidos, espera-se que as vendas da Tesla caiam cerca de 6% em 2024, um declínio maior do que qualquer montadora, exceto a problemática Stellantis, de acordo com estimativas da Cox Automotive. A Tesla terminará o ano com 633.000 carros vendidos nos Estados Unidos, espera a Cox, dando-lhe uma participação de 4% no mercado total de carros.
As vendas de Teslas podem ter aumentado no final do ano, à medida que os compradores se apressaram em aproveitar os créditos fiscais federais, no valor de até US$ 7.500, que Trump e os republicanos no Congresso podem revogar ou reduzir.
Na União Europeia, as vendas da Tesla até novembro caíram 15% em relação ao ano anterior, para 211.000 carros, de acordo com a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis. As vendas da Tesla também caíram na China, o maior mercado automobilístico do mundo.
Era inevitável que a Tesla, pioneira em carros movidos a bateria, perdesse participação de mercado à medida que outros fabricantes de automóveis introduzissem mais modelos desse tipo. Até alguns anos atrás, a Tesla tinha o mercado praticamente para si. Agora, enfrenta forte concorrência de empresas como BYD na China, Volkswagen e BMW na Europa, e GM, Ford Motor Co. e outras nos Estados Unidos.
Vendas em queda
Mas a situação da Tesla parece ser mais preocupante. Suas vendas estão caindo mesmo enquanto o mercado geral de veículos elétricos cresce, aumentando 25% até novembro globalmente, de acordo com a Rho Motion, uma empresa de pesquisa.
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Alguns investidores esperam que um novo Tesla mais barato possa impulsionar as vendas. O Tesla mais barato, o sedã Modelo 3, começa em US$ 42.500 nos Estados Unidos antes dos incentivos governamentais.
Um Tesla de US$ 25.000 tornaria os carros elétricos acessíveis a muitos mais compradores. O preço médio de venda para veículos elétricos atualmente no mercado é mais do que o dobro disso.
“A ideia de a Tesla poder abrir o mercado para uma gama mais ampla de compradores com uma opção ainda mais acessível do que o Modelo 3 — é isso que mais empolga os investidores”, disse Ben Rose, presidente da Battle Road Research, que espera que as ações da Tesla superem o mercado de ações mais amplo.
Mas Rose reconheceu: “Este parece ser o produto que Elon Musk está menos empolgado.”
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A Tesla não exibiu um protótipo ou revelou muitas informações sobre o preço ou desempenho de um veículo de menor custo. Isso contrasta com o Cybertruck da empresa, uma picape futurista que a Tesla revelou em 2019, quatro anos antes de ser lançada.
Além do Cybertruck, que começa em US$ 80.000, a Tesla não introduziu um veículo completamente novo desde o SUV Modelo Y em 2020. (A Tesla começou a vender uma versão atualizada do Modelo 3 este ano.)
Indicações iniciais são de que o Cybertruck angular, de aço inoxidável, não tem apelo amplo o suficiente ou um preço baixo o suficiente para reviver as vendas gerais da empresa. A Tesla vendeu 28.000 Cybertrucks até setembro, de acordo com a Cox, tornando-o a picape elétrica mais vendida nos Estados Unidos. Mas a empresa vende apenas um décimo de Cybertrucks em comparação com o Modelo Y, o veículo mais popular da Tesla.
Os compradores de carros estão ansiosos por veículos elétricos menos caros. Modelos 3 usados, com preço em torno de US$ 25.000, estão entre os veículos mais rápidos de vender no CarGurus.com, disse Kevin Roberts, diretor de inteligência econômica e de mercado no site de vendas online. “Quando o preço cai, o interesse está lá”, disse ele.
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Musk demonstrou muito mais entusiasmo ao falar sobre os planos da Tesla de vender carros autônomos que poderiam funcionar como táxis sem motorista. O ganho no preço das ações foi impulsionado em grande parte pela fé na capacidade de Musk de entregar a tecnologia e otimismo de que sua influência com a nova administração ajudará a eliminar obstáculos regulatórios.
A maioria dos analistas acredita que o uso amplo de táxis autônomos ainda está a anos de distância, embora estejam começando a circular em alguns lugares. Waymo, uma divisão da empresa matriz do Google, oferece corridas de táxi sem motorista em San Francisco, Phoenix e Los Angeles e está se expandindo para Atlanta, Miami e Austin, Texas. Muitas empresas também estão testando táxis autônomos extensivamente na China.
Mas muitos investidores parecem estar convencidos de que a Tesla dominará o negócio de táxis autônomos.
O preço das ações da Tesla (TSLA34) “está muito fortemente ligado ao que as pessoas pensam de Elon Musk”, disse Leonard Kostovetsky, professor associado na Zicklin School of Business na Baruch College, “se você acha que ele é um gênio ou apenas sortudo”.
Esta história foi originalmente apresentada na The New York Times
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