O que este conteúdo fez por você?
- Os serviços podem incluir contas de poupança de alto rendimento, saque de cheques e recursos de investimento em ações
- Tudo está sendo feito na esperança de que o PayPal se torne o próximo "superaplicativo" do mundo, semelhante ao Alipay ou ao WeChat da China, ao Paytm da Índia ou ao Grab de Cingapura
- No entanto, outras empresas americanas tiveram pouco sucesso com tentativas semelhantes
(Jenny Surane/WP Bloomberg) – Nos próximos meses, a PayPal Holdings Inc. está planejando lançar uma série de novos serviços, que podem incluir contas de poupança de alto rendimento, serviços de saque de cheques e recursos de investimento em ações. Tudo está sendo feito na esperança de que o PayPal se torne o próximo “superaplicativo” do mundo, semelhante ao Alipay ou ao WeChat da China, ao Paytm da Índia ou ao Grab de Cingapura.
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As apostas são altas: se o PayPal conseguir, a empresa poderia passar a estar mais presente na vida dos consumidores dos Estados Unidos do que a Amazon, o Google ou o Facebook. Mas, nos EUA, não faltam gigantes bancários e empresas de tecnologia que tentaram e não conseguiram realizar o que o PayPal deseja.
“É difícil se tornar um superaplicativo”, disse o CEO do PayPal, Dan Schulman, em uma entrevista. “Acho que temos uma chance se conseguirmos executar nossos planos extremamente bem apesar das dificuldades. Mas esse é, obviamente, um lugar em que muitas empresas também estão pensando em ter. ”
Como surgiu a ideia?
A ideia surgiu para Schulman durante um jantar, três anos atrás, em sua casa em Palo Alto, Califórnia, perto da sede do PayPal em San Jose, com Martin Lau, o presidente da empresa controladora do WeChat, a Tencent Holdings Ltd.
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Enquanto os dois jantavam, uma imagem começou a se formar na cabeça de Schulman: os consumidores poderiam recorrer ao aplicativo do PayPal para fazer mais do que apenas pagar por coisas online. Ele poderia ser o balcão para todas as coisas relacionadas a compras e finanças, espelhando-se no sucesso que o WeChat teve na China.
“Há muitos aplicativos em todos os nossos telefones – não posso ter um aplicativo para minha farmácia, meu supermercado e todos os varejistas de quem compro”, disse Schulman. “Não posso ter de 40 a 50 aplicativos diferentes no meu telefone. Não consigo me lembrar das senhas, não quero inserir todas as minhas informações todas as vezes. Na verdade, existem apenas oito a 10 aplicativos que usamos todos os dias ou todas as semanas. Esses aplicativos vão se transformar no que chamamos de superaplicativos. ”
Ele solicitou que sua equipe começasse a conduzir pesquisas de consumo.
Projeto ousado
A façanha, se o PayPal conseguir, não será fácil. Outras empresas americanas tiveram pouco sucesso com tentativas semelhantes.
Veja o caso da Uber Technologies Inc. A gigante do segmento anunciou em 2019 que criaria uma nova unidade focada em serviços financeiros. Menos de um ano depois, o executivo designado para liderar a iniciativa deixou a empresa depois que a Uber disse que planejava “não priorizar” vários dos projetos da unidade, que incluíam cartões de crédito, carteira digital e pagamentos instantâneos para motoristas.
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Isso contrasta com a Grab Holdings Inc., que começou como uma empresa de transporte no sudeste asiático e desde então se expandiu para serviços financeiros, pagamentos e entrega de alimentos. A empresa está prestes a abrir o capital por meio de uma empresa americana de cheque em branco (SPAC) que avalia a empresa em quase US$ 40 bilhões.
A experiência da JPMorgan Chase & Co. foi mais parecida com a da Uber. O maior banco dos EUA passou anos promovendo seu aplicativo Chase Pay, que deveria facilitar a vida das pessoas ao fazer compras e resgatar prêmios do cartão de crédito. Depois que a iniciativa demorou para decolar, o credor interrompeu o aplicativo e, por fim, arquivou todo o projeto, incentivando os consumidores a se inscreverem em seu concorrente em potencial: o PayPal.
“Será difícil criar um superaplicativo como os que conhecemos e temos visto na China”, disse Sanjay Sakhrani, analista da Keefe Bruyette & Woods, em uma entrevista. “Nós compartimentamos a forma como consumimos as coisas. Não tínhamos o luxo de encontrar coisas em um só lugar, como acontece com as pessoas em mercados emergentes por causa dos superaplicativos.”
Ainda assim, disse Sakhrani, alguns consumidores podem estar abertos para experimentar o modelo de superaplicativo, como os 25% dos adultos americanos que têm dificuldades para acessar os serviços financeiros convencionais.
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Neto de um sindicalista do distrito têxtil de Nova York, Schulman começou sua carreira na AT&T no nível básico entre os funcionários. Ele trabalhou até chegar à presidência do empreendimento de longa distância da empresa antes de ser convidado por Richard Branson para ser o CEO fundador da Virgin Mobile USA Inc. em 2001. E guiou a venda da empresa para a Sprint Nextel Corp. oito anos depois.
Finalmente, ele ingressou no PayPal vindo da American Express Co., onde supervisionava os esforços da empresa para oferecer serviços a americanos que dependiam de serviços bancários alternativos aos bancos convencionais. No PayPal, ele é conhecido por entregar um cheque aos funcionários e pedir a eles que encontrem uma maneira de sacá-lo sem usar suas contas bancárias – um exercício que visa mostrar como é a vida para 63 milhões de americanos que não podem usar os serviços financeiros convencionais.
Praticante da arte marcial israelense krav maga que raramente é visto em público sem suas características botas de caubói, Schulman tem marcado reuniões com agências reguladoras, assim como com líderes dos maiores bancos e empresas de cartão de crédito dos EUA para persuadi-los a continuar a parceria com o PayPal à medida que ele avança para o status de superaplicativo.
“A realidade é que acreditamos que nossos produtos e serviços podem existir dentro do ecossistema do PayPal”, disse Steve Squeri, CEO da Amex, em uma entrevista. “Enquanto Dan fala sobre o superaplicativo – que eu acho um conceito interessante, e veremos como tudo se desenrola – ainda acreditamos que ganharemos seu negócio de cartões e alguns de seus negócios de empréstimo. ”
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O PayPal está planejando lançar os novos serviços no terceiro trimestre. A empresa está processando atualmente mais de US$ 1 trilhão em pagamentos em sua plataforma por ano e espera adicionar até 55 milhões de novos usuários este ano, além dos 377 milhões que já tem.
Tudo é bem diferente de quando as ações do PayPal começaram a ser negociadas, sob a liderança de Schulman, seis anos atrás. Desde então, a avaliação da empresa disparou para cerca de US$ 300 bilhões – mais do que o Citigroup Inc. e o Goldman Sachs Group Inc. juntos.
“Isso precisa de uma escala massiva”, disse Schulman. “Meio bilhão a 1 bilhão de pessoas, no mínimo. Um bilhão de pessoas seria o ideal.”
(Tradução de Romina Cácia)
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