Negócios

Vale lançará plataforma no WeChat para vendas de minério de ferro em iuan

Empresa informou que será capaz de acelerar vendas no mercado físico da China pelo app

Vale lançará plataforma no WeChat para vendas de minério de ferro em iuan
Foto: Denis Balibouse/Reuters

(Reuters) – A mineradora Vale (VALE3) informou nesta segunda-feira que planeja lançar no início de 2021 uma plataforma para negociações “spot” de minério de ferro no aplicativo chinês WeChat, em parceria com a Beijing Iron Ore Trading Center Corporation (Corex), para facilitar transações em iuanes.

Leia também: Iuan digital: como funciona a criptomoeda da China

A Vale disse que será capaz de otimizar e acelerar as vendas de minério de ferro no mercado físico da China por meio do WeChat, e que as duas companhias assinaram um memorando de entendimento durante a China International Import Expo, que está ocorrendo em Xangai.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A China, maior produtora global de aço, consome mais de 1 bilhão de toneladas por ano de minério de ferro, matéria-prima essencial da siderurgia.

Rio Tinto, BHP e Vale já começaram a vender minério para usinas chinesas em iuanes, à medida que o país asiático busca aumentar sua influência sobre a precificação.

A Rio Tinto lançou em março um programa no WeChat para vendas “spot” de minério de ferro nos portos. Operado pela Tencent Holdings, o WeChat começou como um serviço de mensagens e tem hoje mais de 1 bilhão de usuários no mundo.

O aplicativo é onipresente na China, onde é utilizado para tudo –desde pagamento de contas de serviços públicos até pedidos de pizza. A assessoria de imprensa da Vale na China disse que não poderia divulgar no momento mais detalhes sobre o funcionamento do programa ou quais informações os clientes poderão obter com a ferramenta.