Negócios

União Europeia apura uso de criptomoedas para driblar sanções à Rússia

Negociação entre o rublo russo e a criptomoeda Tether aumentaram quando a moeda caiu para mínima histórica

União Europeia apura uso de criptomoedas para driblar sanções à Rússia
Rublo russo teve queda histórica, levando a um aumento das negociações com a criptomoeda Tether | Foto: Envato
  • A Comissão Europeia estuda se criptoativos estão sendo utilizados ​​para contornar sanções financeiras impostas aos bancos russos
  • Os volumes de negociação entre o rublo russo e a criptomoeda Tether aumentaram na segunda-feira, quando a moeda da Rússia caiu para uma mínima histórica devido às sanções impostas pelo Ocidente

A Comissão Europeia estuda se criptoativos estão sendo utilizados ​​para contornar sanções financeiras impostas aos bancos russos após a invasão da Ucrânia, disse um funcionário de alto escalão da União Europeia, nesta quarta-feira.

Os volumes de negociação entre o rublo russo e a criptomoeda Tether aumentaram na segunda-feira, quando a moeda da Rússia caiu para uma mínima histórica devido às sanções impostas pelo Ocidente.

A bolsa de criptomoedas Binance, no entanto, bloqueou contas de qualquer cliente russo alvo de sanções.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Um funcionário graduado da UE disse que o bloco está ciente de que os criptoativos são uma “possível rota de evasão” para evitar sanções.

A Comissão Europeia tem lido reportagens na imprensa e também tem recebido informações diretamente, disse o funcionário.

“O aumento no valor de alguns desses ativos pode ser uma resposta às tentativas de contornar as sanções. Estamos analisando isso, mas nenhuma decisão foi tomada”, disse o representante da UE.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos