Mercado

As ações mais recomendadas para março de 2021, segundo 11 corretoras

Enquanto Petrobras (PETR4) não consta em nenhuma carteira, Vale (VALE3) e B3 (B3SA3) têm as maiores indicações: 9 e 5, respectivamente

As ações mais recomendadas para março de 2021, segundo 11 corretoras
Foto: Washington Alves/Reuters
  • Em fevereiro, os papéis da mineradora já haviam sido destacados pelos analistas após a alta acumulada de 10,42% no mês
  • A B3 ficou com o segundo maior número de indicações, cinco no total. O papel B3SA3 foi incluído nas carteiras de Ágora, Easynvest, Elite, Órama e Warren
  • Se em fevereiro a ação PETR4 foi recomendada por três das 11 casas consultadas pelo E-Investidor, o papel não recebeu recomendação para março

(Isaac de Oliveira e Luis Felipe Simões) –  No mês mais curto do ano não faltaram emoções para os investidores. Com 18 pregões no total, o Ibovespa fechou fevereiro em queda pelo segundo mês consecutivo, com baixa mensal de 4,37%, aos 110.035,17 pontos.

A maior valorização do mês ficou com as ações da Embraer (EMBR3), com 39,14% de alta no acumulado de fevereiro. Já a ação da Via varejo (VVAR3) teve a maior mensal acumulada: 19,20%.

A Petrobras (PETR3) registrou a segunda maior desvalorização acumulada em fevereiro: 18,95%. O mercado viu interferência política do presidente Jair Bolsonaro na companhia após o líder do executivo indicar o general da reserva Joaquim Silva e Luna para substituir Roberto Castello Branco no comando da petrolífera.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O motivo da troca foi a insatisfação do presidente com a alta dos preços dos combustíveis. No mesmo dia, a estatal elevou, pela terceira vez, o preço do litro do combustível para R$ 2,58. Em resposta, Bolsonaro anunciou o fim do imposto federal para o diesel e gás de cozinha por dois meses, a partir de 1º de março.

O mercado financeiro reagiu mal e as ações ordinárias (PETR3) e preferenciais (PETR4) da Petrobras encerraram a segunda-feira (22) com as maiores quedas do pregão: 20,48% e 20,71%, respectivamente. Com isso, a perda em valor de mercado da companhia chegou a R$ 73,2 bilhões naquele dia.

O caso colocou em xeque a autonomia das empresas estatais listadas na B3. Os papéis do Banco do Brasil (BBAS3) tiveram a terceira pior queda da segunda (22), 11,65%, refletindo o temor de que a instituição pudesse ser o próximo alvo de interferência do governo federal, com a possibilidade de saída do atual presidente do BB, André Brandão.

As ações ordinárias de Eletrobras (ELET3), não foram tão afetadas na segunda (22), com queda de 0,69% naquele dia. No pregão seguinte, da terça-feira (23), os papéis ELET3 e ELET6 (preferenciais) tiveram a primeira e terceira maiores altas, de 13,01% e 10,81%, respectivamente, devido à notícia de que a MP da privatização da companhia seria publicada ainda naquele dia.

As indicadas de março

A crise da Petrobras impactou as carteiras recomendadas de março. Se em fevereiro a ação PETR4 foi indicada por três (Ágora, Nova Futura e Warren) das 11 casas consultadas pelo E-Investidor, agora o papel não foi citado.

A mineradora Vale é a campeã de indicações de março. O papel ordinário VALE3 está presente nas carteiras de nove casas. Em fevereiro, os papéis já haviam sido destacados pelos analistas após a alta acumulada de 10,42% no mês, motivada pela valorização do minério de ferro e também pelo bom momento do setor de mineração.

Publicidade

“Vale continua forte e vem se destacando operacionalmente, beneficiada pelo bom momento do setor de mineração e siderurgia com forte demanda pela China e consequente alta no preço do minério de ferro no mercado internacional”, diz o relatório da Easynvest.

Na visão da Singulare, o valuation de Vale encontra-se bastante atrativo, com indicador EV/EBITDA 2021 em 3,8x. A casa de investimentos entende que o desconto atual do papel se deve à percepção de risco por parte do investidor, principalmente por questões envolvendo segurança das operações da empresa e preocupação com volumes de vendas de minério de ferro.

“Cabe destacar, porém, que ao longo dos últimos anos, a companhia vive uma notável história de transformação, com a tragédia de Brumadinho tendo exercido forte força sobre o management da companhia, que se mostra ainda mais comprometido com uma agenda de segurança e ESG no longo prazo”, diz relatório da Singulare.

A B3 ficou com a segunda maior número de indicações, cinco no total. O papel B3SA3 foi incluído nas carteiras de Ágora, Easynvest, Elite, Órama e Warren. “Continuamos enxergando crescimento no número de CPFs na bolsa, uma vez que entendemos que esse é um movimento estrutural para a população brasileira. Esse movimento, assim como o aumento na volatilidade dos mercados, também acaba gerando aumento de volumes operados e maior receita”, avalia a Órama.

Confira a seguir as recomendações de nove corretoras:

Ágora Investimentos

Para o mês de março, a Ágora realizou três alterações. Saíram as ações de Itaú (ITUB4), Ichope Maxion (MYPK3) e Petrobras (PETR4). No lugar, entraram Itaúsa (ITSA4), Tenda (TEND3) e Usiminas (USIM5). Confira a lista:

Ação
Itaúsa (ITSA4)
C&A (CEAB3)
Omega (OMGE3)
Suzano (SUZB3)
B3 (B3SA3)
Iguatemi (IGTA3)
Vale (VALE3)
Rumo (RAIL3)
Tenda (TEND3)
Usiminas (USIM5)

CM Capital

A CM Capital não alterou as indicações da sua carteira recomendada para o mês de março. Deste modo, os papéis permanecem da seguinte forma:

Ação
Azul (AZUL4)
Bradesco (BBDC4)
Simpar (SIMH3)
Marfrig (MRFG3)
Gerdau (GGBR4)
Vale (VALE3)
Sinqia (SQIA3)
Natura (NTCO3)

Easynvest

A Easynvest realizou apenas uma troca na sua carteira recomendada para o mês de março. O papel de BRF (BRFS3) substitui o de Lojas Renner (LREN3). A composição ficou da seguinte forma:

Ação
Itaú (ITUB4)
B3 (B3SA3)
BRF (BRFS3)
Vale (VALE3)
Eneva (ENEV3)
Taesa (TAEE11)
Qualicorp (QUAL3)
SLC Agrícola​ (SLCE3)
Multiplan (MULT3)
Magazine Luiza (MGLU3)

Elite Investimentos

Para março, a Elite Investimentos não fez nenhuma alteração. Portanto, permanecem as mesmas indicações feitas em fevereiro. As ações recomendadas são:

Ação
B3 (B3SA3)
Banco do Brasil (BBAS3)
Eztec (EZTC3)
Itaúsa (ITSA4)
Magazine Luiza (MGLU3)
Natura & Co (NTCO3)
Sul América (SULA11)
Unidas (LCAM3)
Vale (VALE3)
Weg (WEGE3)

Genial Investimentos

A Genial realizou três trocas para o mês de março. Saíram as ações de Banco Pan (BPAN4), Mitre (MTRE3) e Vulcabras (VULC3) e foram incluídos os papéis de BTG Pactual (BPAC11), Gerdau (GGBR4) e Suzano (SUZB3). Desse modo, a carteira ficou composta da seguinte forma:

Ação
Aliansce Sonae (ALSO3)
Arezzo Co (ARZZ3)
BTG Pactual (BPAC11)
Gerdau (GGBR4)
Itaú (ITUB4)
Lojas Americanas (LAME4)
Locaweb (LWSA3)
Profarma (PFRM3)
Rumo (RAIL3)
Suzano (SUZB3)

modalmais

Para o mês de março, o banco digital trocou todas as ações de sua carteira recomendada. Os papéis recomendados neste mês são:

Ação
Gerdau (GGBR4)
Lojas Americanas (LAME4)
Minerva (BEEF3)
ABC Brasil (ABCB4)
Camil Alimentos( CAML3)

Nova Futura

Para o mês de março, a carteira recomendada da Nova Futura sofreu apenas uma alteração em relação a fevereiro. Saiu Petrobras (PETR4) e entrou Petrorio (PRIO3). As ações recomendadas são:

Ação
JBS (JBSS3)
Cosan (CSAN3)
Petrorio (PRIO3)
Vale (VALE3)
BTG Pactual (BPAC11)

Órama Investimentos

Para o mês de março, a Órama recomendou dez ações, em vez de oito, como foi em fevereiro. Apenas o papel do BTG Pactual (BPAC11) permaneceu entre as indicações. Confira como ficou a lista:

Ação
Aura Minerals (AURA33)
B3 (B3SA3)
BTG Pactual (BPAC11)
Cyrela (CYRE3)
Engie (EGIE3)
Hypera (HYPE3)
Moura Dubeux (MDNE3)
Porto Seguro (PSSA3)
Taesa (TAEE11)
Vale (VALE3)

Singulare

Para março, a Singulare manteve as cinco ações indicadas em fevereiro, e acrescentou Banco do Brasil (BBAS3), Sabesp (SBSP3), CCR (CCROs), Via Varejo (VVAR3) e Energisa (ENGI11). As recomendadas para o mês são:

Ação
Banco do Brasil (BBAS3)
BR Malls (BRML3)
Sabesp (SBSP3)
CCR (CCRO3)
Hapvida (HAPV3)
Vale (VALE3)
Via Varejo (VVAR3)
Bradesco (BBDC4)
Energisa (ENGI11)
JBS (JBSS3)

 

Toro

A Toro Investimentos fez oito trocas em sua carteira recomendada para março. Saíram Azul (AZUL4), Banco do Brasil (BBAS3), Br Malls (BRML3), C&A (CEAB3), Cielo (CIEL3), Duratex (DTEX3), JBS (JBSS3) e Magazine Luiza (MGLU3).

Publicidade

Em substituição, entraram Minerva Foods (BEEF3), Enauta (ENAT3), Gerdau (GOAU4), Klabin (KLBN11), Pão de Açúcar (PCAR3), Vale (VALE3), Weg (WEGE3) e Banco ABC (ABCB4). Confira as recomendações:

Ação
Minerva Foods (BEEF3)
Enauta (ENAT3)
Eneva (ENEV3)
Gerdau (GOAU4)
Klabin (KLBN11)
Pão de Açúcar (PCAR3)
Totvs (TOTS3)
Vale (VALE3)
Weg (WEGE3)
Banco ABC (ABCB4)

 

Warren

Para o mês de março, a Warren realizou três trocas em sua carteira. Saíram Ambev (ABEV3), Bradesco (BBDC4) e Petrobras (PETR4) e no lugar entraram Petrorio (PRIO3), Locaweb (LWSA3) e BTG Pactual (BPAC11). Com isso, as ações indicadas para o mês são:

Ação
B3 (B3SA3)
BTG Pactual (BPAC11)
RaiaDrogasil (RADL3)
Klabin (KLBN11)
Lojas Americanas (LAME4)
Locaweb (LWSA3)
Magazine Luiza (MGLU3)
Petrorio (PRIO3)
Vale (VALE3)
Weg (WEGE3)

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos