• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

BofA sobe projeção de inflação a 8,0% em 2022 e 4,5% em 2023 após IPCA

A revisão do banco norte-americano veio após a notícia de que o IPCA subiu 1,62% no mês passado

Por Reuters

08/04/2022 | 14:05 Atualização: 08/04/2022 | 13:56

(Foto: REUTERS/Shannon Stapleton)
(Foto: REUTERS/Shannon Stapleton)

O Bank of America aumentou de forma expressiva suas estimativas para a alta do IPCA neste ano e no próximo, a 8,0% e 4,5%, respectivamente, dizendo que isso se justifica por surpresas recentes para cima nas leituras do índice e pressões contínuas de inflação.

Leia mais:
  • IPCA sobe 1,62% em março, maior taxa para o mês desde o Plano Real
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A revisão do banco norte-americano veio após a notícia de que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 1,62% no mês passado, maior taxa para março desde o início do Plano Real. Em 12 meses, o índice teve alta de 11,30%. As leituras vieram muito acima da expectativa de analistas consultados pela Reuters, de alta de 1,30% em março e de 10,98% em 12 meses.

Há apenas um mês, o BofA esperava que o IPCA subiria 6,5% em 2022 e 4,0% em 2023, estimativas que já superavam as metas oficiais para os períodos. Os objetivos de inflação perseguidos pelo Banco Central são de ​3,50% para este ano e de 3,25% para o próximo, com margem de tolerância de 1,50 ponto percentual para mais ou menos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em relatório desta sexta-feira, o BofA disse esperar que a inflação atinja o pico deste ano em abril, com alta de 11,5% em 12 meses. Em cenário anterior, o banco também esperava que a taxa chegaria a seu ápice neste mês, mas a 11,7%.

“O governo anunciou que a bandeira tarifária de energia será substituída pela ‘verde’, o que deve trazer algum alívio no curto prazo”, avaliou David Beker, chefe de economia no Brasil e de estratégia para América Latina do BofA.

Ainda assim, o cenário geral de inflação pressionada “corrobora nossa visão de que o Banco Central do Brasil não será capaz de interromper o ciclo de aperto monetário em maio”, conforme indicado recentemente pela autarquia, que planeja ajustar a Selic em 1 ponto percentual no mês que vem. A taxa está atualmente em 11,75%.

O BofA manteve cenário anterior de que os juros básicos chegarão a 13,25% em junho deste ano, mas disse que os riscos estão inclinados para cima.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Bank of America
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Inflação
Cotações
04/05/2026 9h09 (delay 15min)
Câmbio
04/05/2026 9h09 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    “Não guarde dinheiro”: por que Elon Musk diz que poupar para a aposentadoria será inútil

  • 2

    “Mercado virou cassino”, diz Buffett; Berkshire mantém US$ 380 bi em caixa à espera de oportunidades

  • 3

    Banco do Brasil entra na disputa pela alta renda no aeroporto de Guarulhos e inaugura sala vip própria

  • 4

    Cliente abre app e vê saldo zerado: o que apagou as economias de uma vida inteira?

  • 5

    Berkshire Hathaway lucra US$ 10 bi antes de conferência histórica sem Warren Buffett

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Idosos com 60 anos ou mais conseguem desconto na conta de luz? Veja se você tem direito
Logo E-Investidor
Idosos com 60 anos ou mais conseguem desconto na conta de luz? Veja se você tem direito
Imagem principal sobre o Idosos precisam solicitar desconto na conta de luz presencialmente? Entenda
Logo E-Investidor
Idosos precisam solicitar desconto na conta de luz presencialmente? Entenda
Imagem principal sobre o Idosos conseguem descontos em casas de repouso; veja quanto e como afeta as finanças
Logo E-Investidor
Idosos conseguem descontos em casas de repouso; veja quanto e como afeta as finanças
Imagem principal sobre o 13º salário antecipado do INSS: beneficiários da Renda Mensal Vitalícia recebem o dinheiro?
Logo E-Investidor
13º salário antecipado do INSS: beneficiários da Renda Mensal Vitalícia recebem o dinheiro?
Imagem principal sobre o FGTS: pacientes que precisam de órtese podem sacar o dinheiro; entenda como
Logo E-Investidor
FGTS: pacientes que precisam de órtese podem sacar o dinheiro; entenda como
Imagem principal sobre o Bolsa Família: passo a passo para consultar se o benefício já pode ser sacado
Logo E-Investidor
Bolsa Família: passo a passo para consultar se o benefício já pode ser sacado
Imagem principal sobre o Gás do Povo: quem deseja ser beneficiário deve ter este limite de renda
Logo E-Investidor
Gás do Povo: quem deseja ser beneficiário deve ter este limite de renda
Imagem principal sobre o BTS: ainda tem ingressos para os shows no Brasil? Entenda se há entrada disponível
Logo E-Investidor
BTS: ainda tem ingressos para os shows no Brasil? Entenda se há entrada disponível
Últimas: Tempo Real
Suzano (SUZB3): XP avalia resultados do 1T26 como abaixo do esperado, com destaque negativo para Ebitda
Tempo Real
Suzano (SUZB3): XP avalia resultados do 1T26 como abaixo do esperado, com destaque negativo para Ebitda

Indicador recuou 9%, abaixo do esperado pela corretora; desempenho de embalagens nos Estados Unidos pressionou balanço

04/05/2026 | 08h41 | Por Vinícius Novais
Dow Jones hoje: petróleo salta mais de 5% com crise em Ormuz e aumenta cautela nas bolsas de NY
Tempo Real
Dow Jones hoje: petróleo salta mais de 5% com crise em Ormuz e aumenta cautela nas bolsas de NY

Donald Trump afirmou que as Forças Armadas vão escoltar navios presos na região, mas Irã considera a medida uma violação do cessar-fogo; veja os destaques dos mercados nos EUA

04/05/2026 | 07h38 | Por Giovana Pintan
Logo do E-Investidor com background verde
Tempo Real
Bolsas da Ásia fecham em alta, com recorde em Seul, graças a ações de tecnologia

Rali global de tecnologia, puxado por chips e inteligência artificial, sustenta ganhos na região apesar de tensões no Oriente Médio e feriados em China e Japão

04/05/2026 | 06h39 | Por Redação E-Investidor
Logo do E-Investidor com background verde
Tempo Real
Calendário econômico: segunda-feira, 4 de maio

Calendário econômico: segunda-feira, 4 de maio

04/05/2026 | 05h30 | Por Daniel Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador