Notícias

‘Vaca magra’ é retirada da B3 após chegada da PM

Escultura é uma crítica ao ‘touro de ouro’ e à fome no Brasil

‘Vaca magra’ é retirada da B3 após chegada da PM
Escultura da 'Vaca Magra' foi instalada no mesmo local em que estava o 'Touro de Ouro'. Foto: Carla Carniel/Reuters
  • Na manhã desta quinta-feira (09), uma ‘vaca magra amarela’ foi instalada em frente à Bolsa de Valores de São Paulo, no mesmo lugar onde esteve antes o touro de ouro
  • A iniciativa é parte da intervenção urbana feita pela artista Márcia Pinheiro, com o objetivo de chamar a atenção para a pobreza e fome no País
  • A ‘vaca magra’, entretanto, também durou pouco. Com a chegada de polícia no local, a obra teve que ser retirada pelos idealizadores para não ser apreendida

Na manhã desta quinta-feira (09), a escultura de uma ‘vaca magra amarela’ foi instalada em frente à Bolsa de Valores de São Paulo, no mesmo lugar onde estava a estátua do ‘touro de ouro’. A iniciativa é parte da intervenção urbana feita pela artista plástica cearense Márcia Pinheiro, com o objetivo de chamar a atenção para a pobreza e a fome no País.

Segundo informações do site da artista, as ações são realizadas desde 2011 e buscam fomentar a reflexão e a discussão sobre o tema “aproximando as pessoas da realidade através da arte, democraticamente”. Já no perfil de Pinheiro no Instagram, é possível encontrar fotos das esculturas de vacas magras em frente à Secretaria de Educação do Estado do Ceará e ao Palácio da Abolição, sede do governo do Estado.

A exemplo do que aconteceu com o ‘touro de ouro’, a instalação da ‘vaca magra’ também durou pouco. Com a chegada de polícia ao local, a obra teve que ser retirada pelos idealizadores para não ser apreendida, segundo informações do G1.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A saga do touro dourado

O ‘touro de ouro’ instalado em frente ao prédio da B3 teve vida curta. Símbolo de boa sorte no mercado financeiro, a escultura ficou pouco mais de uma semana na rua XV de Novembro, no centro de São Paulo, e foi retirada por falta de licença. Em seguida, a empresa responsável pela instalação foi multada em R$ 38 mil.

Enquanto esteve exposta, entre os dias 16 e 23 do mês passado, a estátua foi alvo de uma onda de memes, críticas e protestos, principalmente ligados ao empobrecimento e aumento da fome entre os brasileiros.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos