Publicidade

Radar da Imprensa

É possível ganhar dinheiro com IA? Veja como investir

Conheça o ETF que estreia na B3 e oferece exposição às principais empresas de semicondutores

É possível ganhar dinheiro com IA? Veja como investir
É possível ganhar dinheiro com IA? Veja como investir Foto: Adobe Stock

A Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado diversos setores da economia global, e agora, com o lançamento do ETF CHIP11 na B3 (B3SA3), bolsa de valores do Brasil, os investidores brasileiros têm uma nova oportunidade de lucrar com esse avanço tecnológico.

A estreia do CHIP11, gerido pela Investo, na última quarta-feira (17), abre o caminho para aqueles que desejam investir, mesmo que indiretamente, nas principais companhias de semicondutores, fundamentais para o desenvolvimento de dispositivos inteligentes e sistemas de IA.

Conforme explicamos nesta reportagem, o ETF CHIP11 é um fundo negociado em bolsa que replica o desempenho do SMH, um ETF listado na Nasdaq com mais de US$ 25 bilhões sob gestão.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

O objetivo do CHIP11 é acompanhar o desempenho das 25 maiores empresas de semicondutores do mundo, incluindo gigantes como Nvidia (NVDC34), Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSM), Broadcom, AMD, Qualcomm e Intel.

Embora o foco principal esteja no mercado dos Estados Unidos, a carteira também abrange empresas de outras nações, como Taiwan e Holanda, que são negociadas nas bolsas americanas.

Uma das principais vantagens do CHIP11 é a acessibilidade financeira. Segundo Raquel Zucchi, Head de Research na Investo, o fundo será negociado a um valor inicial próximo de R$ 110.

“Os ETFs estão recebendo cada vez mais destaque no mercado por todas as vantagens que apresentam. Dentre elas, a internacionalização da carteira de investimentos, a exposição a um mercado com grande potencial, a transparência, o baixo custo e a possibilidade de investir globalmente sem precisar se preocupar com spread cambial e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)”, explica Zucchi.

Além disso, os dividendos recebidos pelo CHIP11 serão automaticamente reinvestidos no fundo. Isso significa que, em vez de receber pagamentos diretos, os investidores se beneficiam do aumento do valor de suas cotas ao longo do tempo, otimizando o acúmulo de patrimônio.

Publicidade

A acessibilidade financeira, combinada ao potencial de crescimento das principais empresas de semicondutores, faz deste ETF uma opção atrativa para quem deseja lucrar com a revolução da Inteligência Artificial (IA).

Colaborou: Gabrielly Bento.