Publicidade

Radar da Imprensa

Imposto de Renda 2024 é obrigatório para quem recebe Bolsa Família?

Descubra se você precisa declarar o IR recebendo o benefício

Imposto de Renda 2024 é obrigatório para quem recebe Bolsa Família?
Imposto de Renda: declaração é obrigatória para quem recebe Bolsa Família? Foto: Envato Elements

A dúvida sobre a necessidade de declarar o Imposto de Renda para quem recebe o Bolsa Família é frequente. E é importante esclarecer que não existe uma regra específica que vincule o recebimento do benefício à obrigatoriedade de declarar o IR.

A obrigatoriedade de declarar o Imposto de Renda está relacionada ao total de rendimentos anuais, e não apenas ao valor do Bolsa Família.

Segundo essa matéria do E-Investidor, se o beneficiário do Bolsa Família tiver recebido apenas este auxílio, e não ultrapassar o limite de isenção estabelecido pela Receita Federal, não será necessário. No entanto, é importante considerar outras fontes de renda.

Quem precisa declarar?

Conforme afirma essa matéria do E-Investidor, beneficiários do Bolsa Família que receberam outros rendimentos tributáveis em 2023, como: salário; aposentadoria; pensão; aluguel, entre outros e que, somados os rendimentos, o valor total tributável em 2023 foi superior a R$ 28.559,70, devem declarar o Imposto de Renda.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Além disso, ainda é necessário declarar em diferentes circunstâncias, como ganhos isentos acima de R$ 40 mil ou a alienação de uma propriedade no ano de 2023. Saiba como declarar seu benefício nessa matéria completa do E-Investidor.

Colaborou: Gabrielly Bento.

Web Stories

Ver tudo
<
>