

A Receita Federal já iniciou a liberação dos pagamentos das restituições do Imposto de Renda 2025, e muitos contribuintes aguardam ansiosamente pela chegada do quarto lote.
Publicidade
A Receita Federal já iniciou a liberação dos pagamentos das restituições do Imposto de Renda 2025, e muitos contribuintes aguardam ansiosamente pela chegada do quarto lote.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Todos os anos, milhões de brasileiros prestam contas à Receita Federal por meio da Declaração do Imposto de Renda. Ao enviar o documento, o contribuinte pode ter imposto a pagar ou valores a receber. É nesse momento que entra a chamada restituição do Imposto de Renda — a devolução de uma parte do imposto que foi pago a mais ao longo do ano, geralmente por meio de descontos mensais no salário ou recolhimentos indevidos.
Tradicionalmente, a restituição é paga em cinco etapas, começando no mês de maio e seguindo até setembro. De acordo com o cronograma oficial divulgado pela Receita Federal, o quarto lote da restituição do IR 2025 será pago no dia 29 de agosto.
Os valores são depositados diretamente na conta bancária ou chave Pix informada pelo contribuinte no momento da declaração.
Os pagamentos da restituição seguem uma ordem de prioridade legal, que inclui:
Para saber se está incluído no 4º lote da restituição, o contribuinte pode acessar o portal Meu Imposto de Renda ou o aplicativo da Receita Federal, disponível para Android e iOS. A consulta geralmente é liberada uma semana antes da data de pagamento.
Se o seu nome ainda não aparecer entre os contemplados em agosto, há mais uma chance: o 5º e último lote, previsto para 30 de setembro. Caso o valor da restituição não seja pago mesmo após essa data, é recomendável verificar se há pendências ou inconsistências na declaração, como omissão de rendimentos ou erros de digitação.
Publicidade
Colaboração: Renata Duque.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador