Nesta terça-feira (22), o diretor de Exploração e Petróleo da Petrobras (PETR4;PETR3), Joelson Falcão Mendes, afirmou que o foco da estatal não é mais exclusivamente nas reservas do pré-sal. Em vez disso, a empresa deverá otimizar seu desenvolvimento produtivo mirando ativos rentáveis.
Leia também
De acordo com a Broadcast, o executivo explicou que houve uma mudança em curso na estratégica da estatal para a continuidade da sua linha de exploração do petróleo.
Além disso, ele também explicou que o foco seria em ativos no geral, tanto em terra firme (onshore) quanto em águas rasas.
Publicidade
“Mudamos a nossa estratégia que antes vinha só com foco no pré-sal e agora estamos mirando ativos rentáveis. A empresa vai continuar em águas rasas onde for rentável, além de estarmos com muitas atividades no pré-sal”, afirmou Mendes durante a 24° Conferência Anual do Santander.
O diretor da Petrobras afirmou que, apesar da mudança na estratégia, o Plano Estratégico 2023-2027 da Petrobras continua sendo válido. Nele, a empresa tinha como objetivo maximizar valor do portfólio, com foco em ativos de águas profundas e ultraprofundas, além de desenvolver a região do pré-sal e a exploração de novas fronteiras de óleo e gás.
Por fim, Mendes ainda ressaltou que o papel do pré-sal continuará ocupando lugar de destaque dentro da Petrobras. Ele acrescentou que a região já representa quase 80% da produção total da estatal e a tendência nos próximos anos é de crescimento da fatia, por conta do resultado de investimentos já realizados pela companhia estabelecidos no mesmo Plano.
Após as afirmações do diretor, as ações da Petrobras fecharam em alta nesta terça-feira (22). Os papéis da PETR3 estavam avaliados em R$33,50 e da PETR4 R$30,61. Além disso, ambos os papéis estavam com aumentode 1,34%.
Publicidade
Colaborou: Vitória Tedeschi.