Radar da Imprensa

Petrobras (PETR3; PETR4): quem vai substituir Prates?

A nova presidente da estatal foi revelada pelo presidente Lula

Petrobras (PETR3; PETR4): quem vai substituir Prates?
Petrobras (PETR3; PETR4): quem vai substituir Prates? Foto: Ricardo Stuckert / PR (Fotos Públicas)

Na última terça-feira (14), houve uma reviravolta no comando da Petrobras (PETR3; PETR4), após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciar a saída de Jean Paul Prates da estatal, que ficou pouco tempo no cargo.

Advogado e economista com experiência no setor do petróleo e gás, Prates havia assumido a presidência da Petrobras em janeiro de 2023, sendo uma escolha do próprio presidente Lula. Ele deixa o cargo pouco mais de um ano depois.

De acordo com matéria das redatoras Jenne Andrade e Luiza Lanza para o E-Investidor, a nova nomeada para o cargo será a Magna Chambriard, ex-diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, gás natural e biocombustíveis (ANP) durante o governo da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT).

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Chambriard traz consigo um vasto conhecimento do setor, mas sua associação com o governo Dilma, marcado por diversas intervenções na Petrobras, gera incertezas no mercado financeiro, ainda segundo a mesma matéria.

Assim, nesta nova fase, a nomeada ao cargo enfrentará um grande desafio: reconquistar a confiança dos investidores, abalados pela mudança na liderança e pela recordação anterior. “A desconfiança sobre o futuro da empresa irá crescer muito”, afirma João Coutinho, economista e diretor da RJ+Assent referente a mudança.

Após a notícia, por volta das 13h30, os papéis PETR3 apresentavam uma queda de 7,03% a R$ 39,91. Enquanto as ações PETR4 ERAM negociadas a R$ 38,41, com queda de 6,02%, como já era esperado por analistas. Confira mais detalhes sobre as ações da companhia aqui.

Colaborou: Renata Duque.