O pagamento do abono salarial referente ao Programa de Integração Social (PIS) e ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) de 2024, têm como referência o ano de 2022, devido a um atraso no calendário ocasionado pela pandemia de Covid-19.
Leia também
O pagamento do PIS/Pasep será distribuído conforme a data de aniversário do beneficiário. De acordo com matéria do E-Investidor, a estimativa é de que cerca de 24,5 milhões de trabalhadores recebam o abono salarial neste ano.
Os trabalhadores nascidos em julho recebem o benefício a partir do dia 17 de junho. O prazo final para o saque é 27 de dezembro de 2024.
Quem tem direito ao benefício?
- Trabalhadores com cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Quem recebeu remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base (2022);
- Quem exerceu atividade remunerada para pessoa jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano considerado para apuração e tenha os dados corretos na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
Consulta ao benefício
Aqueles que recebem o PIS podem verificar essa informação no aplicativo Caixa Tem.
- No aplicativo, basta se cadastrar;
- Realizar o login e,
- acessar a opção “Abono Salarial”.
Também existe a possibilidade de consultar o serviço pelo Caixa Trabalhador, onde é possível acessar o saldo disponível para resgate e verificar o calendário de pagamentos.
Publicidade
Já os servidores públicos federais, estaduais e municipais inscritos no Pasep, a consulta pode ser feita através do site do Banco do Brasil, acessado pelo login Gov.br.
Colaborou: Renata Duque.