

Existem diferentes maneiras de realizar a consulta do número do PIS/PASEP, o benefício pago pela Caixa Econômica Federal que funciona como um “14º salário” para os trabalhadores de baixa renda.
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Existem diferentes maneiras de realizar a consulta do número do PIS/PASEP, o benefício pago pela Caixa Econômica Federal que funciona como um “14º salário” para os trabalhadores de baixa renda.
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É possível checar se existem valores a receber pelo aplicativo CTPS Digital (conhecido também como Carteira de Trabalho Digital), pelo site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), via aplicativo do FGTS, entre outras maneiras.
Uma das maneiras de consultar esse número é pelo aplicativo CTPS Digital (conhecido também como Carteira de Trabalho Digital), que pode ser baixado gratuitamente em Android e IOS.
Também é possível consultar o número do PIS/PASEP através do site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), de maneira simples.
Pelo app do FGTS, o processo é parecido. Quem quiser checar a informação por essa plataforma, pode entrar com o login Gov.br na plataforma e seguir o passo-a-passo abaixo.
O aplicativo da Caixa Trabalhador é mais uma opção para descobrir o número e consultar o benefício.
Além dos aplicativos e sites que disponibilizam a consulta, é possível também consultar o número pelo telefone da Previdência Social. Para isso, basta seguir os passos abaixo:
O uso do site ou aplicativo do Meu INSS, integrado ao login Gov.br, também facilita a consulta dos trabalhadores.
O benefício é garantido a todos os empregados do setor privado de carteira assinada (PIS) e aos servidores públicos (Pasep) que ganharam até dois salários mínimos e estiveram empregados por no mínimo 30 dias durante o ano de referência.
É imprescindível que o empregado esteja cadastrado no programa por pelo menos cinco anos e que suas informações pessoais sejam corretamente registradas pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Os elegíveis têm até 27 de dezembro do ano corrente para reivindicar o valor devido.
O PIS e o PASEP são programas governamentais que oferecem um abono salarial aos trabalhadores do Brasil. Ambos possuem requisitos e calendários de pagamento parecidos, contudo, existe uma diferença entre eles: o PIS é voltado para os colaboradores do setor privado, enquanto o PASEP beneficia os servidores públicos.
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Indivíduos empregados em empresas privadas recebem o benefício do Programa de Apoio Social (PIS) através da Caixa Econômica Federal. Por outro lado, os servidores públicos têm acesso aos recursos do Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (Pasep) mediante o Banco do Brasil.
Funcionários da rede privada obtêm seus benefícios por meio da Caixa Econômica Federal se estiverem cadastrados no Programa de Integração Social (PIS). Por outro lado, funcionários do setor público podem verificar seus saldos de abono salarial por meio das contas no Banco do Brasil, desde que estejam registrados no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
Indivíduos empregados no setor privado têm diversas opções para efetuar o saque. Aqueles que possuem conta corrente, poupança ou conta digital na Caixa têm o valor creditado diretamente em sua conta da instituição. Aqueles que não possuem contas no banco podem retirar o dinheiro da Conta Poupança Social Digital, estabelecida pela Caixa para todos os cidadãos brasileiros que recebem benefícios governamentais e que pode ser acessada pelo aplicativo Caixa Tem.
Já os beneficiários do Pasep devem acessar o site do Banco do Brasil para verificar se possuem algum abono pendente. Para aqueles que são correntistas, o depósito é realizado diretamente em suas contas correntes ou poupança.
Clientes de outros bancos têm a opção de transferir o valor para uma conta de sua titularidade, usando o Portal de Serviços para o Cidadão com seu login do Gov.br, contanto que possuam uma conta de nível prata ou ouro.
O cadastro no PIS é essencial para quem está ingressando agora no mercado de trabalho.
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O jeito mais simples de registrar o número PIS é por meio da emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). É importante mencionar que, atualmente, as carteiras de trabalho estão sendo emitidas de forma digital.
Quando se trata de um primeiro emprego em uma corporação do setor privado, cabe ao empregador efetuar o cadastro do empregado no PIS. Adicionalmente, é possível solicitar o número do PIS em uma unidade da Caixa Econômica Federal, fazendo a solicitação diretamente ao gerente.
Colaborou: Vitória Tedeschi e Gabrielly Bento.
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