Publicidade

Últimas notícias

3R Petroleum (RRRP3) elege novo conselho e fusão com rival ganha força

Acionista com 5% de participação na petroleira, Maha Energy solicitou a assembleia

3R Petroleum (RRRP3) elege novo conselho e fusão com rival ganha força
Foto: 3R Petroleum

Em assembleia de acionistas que durou pouco menos de uma hora, na tarde desta quarta-feira (20), a 3R Petroleum (RRRP3) reformulou seu Conselho de Administração, que teve o número de integrantes reduzido de sete para cinco, conforme apurou o Broadcast.

Segundo fontes a par da votação, três conselheiros foram reeleitos: Paula Kovarsky, Harley Lorentz e Guilherme Ferreira. Outros dois nomes, Fabio Vassel e Paulo Thiago Mendonça, completam o novo colegiado. Todos têm mandato de dois anos. Os cinco nomes contavam com indicação prévia da sueca Maha Energy, que tem 5% de participação na petroleira e solicitou a realização da assembleia.

Vassel e Mendonça já tiveram passagem pelo Conselho de Administração da 3R Petroleum no passado e serão os nomes fortes da Maha no colegiado. Mendonça ocupa, inclusive, a presidência do conselho da Maha.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Com a reforma, quatro nomes deixam o colegiado, entre eles Roberto Castello Branco, até então presidente do conselho. Também estão de saída Richard Gerdau Johannpeter, André Bartelle e Carlos Alberto de Oliveira.

Fusão com a Petroreconcavo

A mudança no colegiado tende a acelerar o processo de análise interna, na 3R, da proposta de fusão com a petroleira Petroreconcavo na operação em terra. Em 18 de janeiro, a Maha provocou a 3R em carta com uma proposta para uma fusão de iguais das duas empresas. A 3R contratou o Itaú para assessorar na análise da proposta e eventual formalização do movimento na direção da Petroreconcavo (RECV3). A ideia inicial da Maha era formalizar a proposta ainda em fevereiro, o que não aconteceu.

Como já mostrou o Broadcast, esse movimento de fusão contaria com o apoio dos maiores acionistas da 3R. Hoje com 8,4% das ações, o maior acionista da 3R é o Gerval Investimentos, fundo que, por sua vez, tem entre os acionistas membros da família Gerdau. Depois vêm o BTG Pactual, com 5,8%, e o Fundo Coronation, com 5%. O restante das ações estão pulverizadas entre outros acionistas menores. A participação de 5% da Maha Energy se dá por meio de derivativos adquiridos no início deste ano.

A apresentação a qual o Broadcast teve acesso ainda no início de fevereiro dá conta de que a Maha projetava a finalização da negociação e acordos com a Petroreconcavo ao longo do segundo trimestre. Já a obtenção de aval de autoridades e credores era planejada para o terceiro trimestre. Com a reformulação do conselho da 3R, a expectativa de investidores favoráveis à fusão é que as tratativas ganhem tração, se aproximando desses prazos.