A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) comunicou, na última sexta-feira (30), que o consumidor conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) segue tendo bandeira tarifária verde na conta de luz em julho, o que significa que não haverá cobranças extra na tarifa.
Leia também
Com o anúncio, os consumidores entram no segundo semestre do ano sem a cobrança do adicional, cenário que permanece inalterado desde abril de 2022 por conta das fortes chuvas que marcaram o último ano.
A bandeira verde sinaliza condições favoráveis de geração de energia, sem necessidade de acionar uma grande quantidade de usinas termelétricas, que são mais caras.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Vale citar que, segundo estimativa da Aneel, é provável que a bandeira verde permaneça durante todo este ano. Ela reflete a melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, que foram beneficiados com o período de chuvas.
Veja 3 dicas para economizar ainda mais:
Para aproveitar a ausência de cobranças extra e evitar receber uma conta de luz com preço salgado no final do mês, é interessante entender como economizar energia. Existem alguns hábitos que podem trazer resultados satisfatórios, como:
- Reduzir o consumo de energia entre 18h30 e 21h30. Isso porque é um horário de pico de energia, com alta demanda, que pode deixar a conta mais cara;
- Tomar cuidado no uso dos transformadores (ar condicionado, geladeira, chuveiro e cooktop) e dos microtransformadores (carregadores de celular, video-games e televisão);
- Apostar em energia solar. Segundo a Intelbras, a economia pode chegar até 95%.