Últimas notícias

Após IPO, Westwing prioriza expansão, rentabilidade cresce a partir de 2022

  • Criada em 2011 como unidade de empresa alemã homônima, a Westwing decidiu depois seguir caminho solo, mantendo-se no azul nos últimos cinco anos

(Reuters) – A Westwing vai priorizar a expansão da base de clientes, da prateleira de produtos e da logística própria em 2021 em estratégia da plataforma digital de produtos para o lar para responder à demanda de investidores por ganho de mercado, mesmo que isso sacrifique a rentabilidade no curto prazo.

“Nossa história deste ano é crescimento, não rentabilidade”, disse à Reuters o fundador e presidente-executivo da companhia, Andres Mustchler. “Em 2022, 2023 começa a elevar rentabilidade novamente.”

Criada em 2011 como unidade de empresa alemã homônima, a Westwing decidiu depois seguir caminho solo, mantendo-se no azul nos últimos cinco anos. Com a disparada do comércio eletrônico no Brasil na esteira dos efeitos da pandemia, a empresa acelerou fechando 2020 com alta de 96% das vendas, após ampliar a oferta de produtos para incluir cosméticos, artigos de vestuário, eletrodomésticos, tapeçaria e iluminação.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Com esse histórico, a companhia desembarcou na Bovespa em fevereiro, precificando seu IPO a 13 reais por ação, perto do topo da faixa indicativa, numa operação de 1,2 bilhão de reais.

Desde então, porém, o papel acumula queda de 31% desde a estreia na B3 até terça-feira, após a companhia ter reportado prejuízo de 5,3 milhões de reais no quarto trimestre e Ebitda negativo de 3,1 milhões, em meio a maiores investimentos em marketing, tecnologia e logística. No acumulado de 2020, a companhia teve lucro de 11,7 milhões de reais.

De todo modo, os quatro analistas consultados pela Refinitiv e que avaliam a Westwing recomendam a compra da ação, prevendo que ela pode subir até mais de 100% em 12 meses, considerando que investimentos em andamento em logística e tecnologia devem fazê-la colher resultados em termos de crescimento e eficiência.

Com o portal e um modelo de marketing bastante familiarizado com o público frequentador de redes sociais, a Westwing se diferencia dos demais negócios de comércio eletrônico por ter um ambiente digital em que seus 300 mil compradores ativos vagueiam pelo site como se estivessem num passeio, diz Mustchler.

Nesse sentido, a maioria dos 430,3 milhões de reais do IPO que vão para o caixa da empresa serão usados em marketing – a Westwing tem estúdio de gravação e revista próprios – enquanto amplia catálogo atual de 1 milhão de produtos, com ênfase em coleções próprias white label.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos