Últimas notícias

Arrecadação federal tem novo recorde mensal, com crescimento de 10,9%

A alta foi mais uma vez liderada pelo crescimento da arrecadação do setor de combustíveis

Arrecadação federal tem novo recorde mensal, com crescimento de 10,9%
Moedas de um real 15/10/2010 REUTERS/Bruno Domingos

A arrecadação do governo federal teve alta real de 10,9% em abril sobre igual mês do ano passado, a 195,085 bilhões de reais, divulgou a Receita Federal nesta quinta-feira.

O resultado foi o maior para o mês da série da Receita corrigida pela inflação, com início em 1995, e veio acima dos 186,9 bilhões de reais estimados por analistas em pesquisa da Reuters.

A alta foi mais uma vez liderada pelo crescimento da arrecadação do setor de combustíveis, sob o impacto do forte aumento do preço do petróleo no mercado internacional gerado pela guerra na Ucrânia.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Se considerada apenas a receita administrada pela Receita Federal, que engloba a coleta de impostos de competência da União, a arrecadação teve uma alta real de 7,36% no mês. No período, a arrecadação do setor de combustíveis saltou 142,4%, dando a maior contribuição absoluta (4,4 bilhões de reais) para a alta.

Já as receitas administradas por outros órgãos, que são sensibilizadas sobretudo pelos royalties decorrentes da produção de petróleo, aumentaram 47,63% acima da inflação em abril.

A Receita estimou que a arrecadação do PIS/Cofins sobre combustíveis e do IPI (que incide sobre produtos industrializados) sofreu uma redução de 2,2 bilhões de reais sobre o ano anterior decorrente dos cortes das alíquotas promovidos pelo governo para tentar conter a alta da inflação. Esse impacto foi parcialmente compensado por um aumento de 1,5 bilhão de reais em receitas atípicas de IRPJ/CSLL, cobrados das empresas.

No acumulado de janeiro a abril, o crescimento real da arrecadação foi de 11,05%, a 743,217 bilhões de reais, desempenho mais forte para o período na série.

Nos quatro primeiros meses do ano, os ganhos com royalties somaram 43 bilhões de reais, ante 28,7 bilhões de reais no mesmo período de 2021, o que representa uma alta de 49,8%. Já a tributação sobre o setor de combustíveis aumentou em 18,3 bilhões de reais (+147,7%).

Publicidade

Análise do fisco também vem apontando uma melhora na maior parte dos indicadores econômicos como fator por trás da alta da arrecadação. Em abril, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, foi registrado ganho em venda de bens (+4,5%), venda de serviços (+11,4%), valor em dólar das importações (+26,2%) e valor das notas fiscais eletrônicas (+10,4%). Houve recuo na produção industrial (-2,5%).

O aumento da arrecadação tem contribuído para a melhora dos dados fiscais mais amplos do setor público este ano, levando o governo e analistas de mercado a revisar para baixo as projeções para o déficit primário do ano e para a dívida.

Economistas, no entanto, têm ressaltado que a melhora dos dados é mais associada a fatores conjunturais e destacam a preocupação com a trajetória das contas em meio a pressões constantes por mais gastos e ao baixo crescimento, e diante do enfraquecimento da regra do teto de gastos, que limita as despesas.