A companhia afirmou que o mercado de celulose teve desempenho positivo no primeiro trimestre com sucessivos aumentos de preços, a partir de uma demanda mais aquecida de papel, apesar da sazonalidade e das incertezas geopolíticas.
A empresa pondera, porém, que o resultado do negócio de celulose na companhia, quando comparado ao quarto trimestre de 2025, foi impactado pelo menor volume vendido em função da sazonalidade e pela depreciação do dólar frente ao real. Quando comparado ao mesmo período de 2025, a Suzano apresentou crescimento no volume de vendas e aumento no preço da celulose, porém compensados pela forte apreciação cambial do real.
A alavancagem ficou em 3,2 vezes no trimestre, acima das 3,1 vezes observadas no primeiro trimestre de 2025.
A dívida líquida medida em dólares ficou em US$ 13 bilhões, uma elevação de 3% em relação ao trimestre imediatamente anterior, com leve aumento da alavancagem para 3,3 vezes, frente a 3,2 vezes no trimestre anterior e 3 vezes no período correspondente de 2025.
Em reais, a alavancagem ficou em 3,2 vezes, frente a 3,1 vezes no primeiro trimestre de 2025 e estável na comparação trimestral.