Últimas notícias

Presidente do BC do Japão promete manter política monetária frouxa

O núcleo da inflação no Japão atingiu 2,1% por dois meses seguidos em maio

Presidente do BC do Japão promete manter política monetária frouxa
Presidente do banco central do Japão, Haruhiko Kuroda 16/03/2020, Kyodo/via REUTERS

O Banco do Japão vai manter sua política monetária ultrafrouxa uma vez que a economia não tem sido muito afetada pela tendência inflacionária global, disse o presidente do banco central japonês, Haruhiko Kuroda, enfatizando que a experiência de 15 anos do país com deflação está mantendo o crescimento dos salários moderado.

O núcleo da inflação no Japão atingiu 2,1% por dois meses seguidos em maio, mas o aumento se deveu quase inteiramente à alta dos preços da energia, disse Kuroda na gravação de vídeo de um seminário divulgado nesta quarta-feira.

Embora o núcleo da inflação ao consumidor possa permanecer em torno de 2% por cerca de um ano, deve desacelerar para 1% no próximo ano fiscal, que começa em abril de 2023, disse ele.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Ao contrário de outras economias, a economia japonesa não tem sido muito afetada pela tendência inflacionária global, portanto a política monetária continuará a ser expansionista”, disse ele, de acordo com a gravação divulgada pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS).

Na sequência dos 15 anos de deflação do Japão que durou até 2013, as empresas do país tornaram-se “muito cautelosas” no aumento de preços e salários, disse Kuroda no seminário realizado na Basileia no domingo.

“A economia se recuperou e as empresas registraram altos lucros. O mercado de trabalho se tornou bastante apertado. Mas os salários não aumentaram muito e os preços não aumentaram muito”, disse ele.

A alta dos preços globais das commodities e um iene fraco, que inflaciona o custo de importação de matéria-prima, empurraram o núcleo da inflação no Japão ara acima da meta de 2% do Banco do Japão.

Mas Kuroda tem repetidamente enfatizado a necessidade de manter os juros ultrabaixos até que a inflação seja impulsionada mais pela forte demanda, tornando o Banco do Japão uma exceção entre uma onda global de bancos centrais que elevam os juros para combater a inflação crescente.

Publicidade