Publicidade

Últimas notícias

Bolsas da Europa operam na maioria em baixa, com foco em covid-19

  • O índice pan-europeu Stoxx 600 operava em baixa de 0,09%, em 407,47 pontos, às 6h45 (de Brasília)

(Estadão Conteúdo) – As bolsas europeias abriram em baixa, mas algumas praças, como Frankfurt e Milão, chegaram a tentar firmar alta, sem muito impulso. O pregão pode ter volumes mais baixos em negociação, em uma segunda-feira de feriado com mercados fechados nos Estados Unidos. Além disso, investidores monitoram dados da covid-19 e seus impactos na atividade, bem como novidades na política local. O índice pan-europeu Stoxx 600 operava em baixa de 0,09%, em 407,47 pontos, às 6h45 (de Brasília).

A pandemia continua a ser preocupação importante na Europa. Em relatório da sexta-feira, a Eurasia comentava que é provável uma piora no quadro, com novas cepas mais contagiosas em circulação, enquanto a vacinação demora a ganhar fôlego. Com isso, para a consultoria é provável haver um novo aperto em restrições em países da União Europeia no futuro próximo. Já o BBH diz que o Reino Unido pode sofrer contração econômica no primeiro trimestre, com a piora nos números da covid-19 e medidas para conter o problema, mas também acredita que pode haver mais estímulos para contrabalançar o quadro local.

O Commerzbank, por sua vez, diz que a Alemanha deve estender seu lockdown até mais para o fim de fevereiro. Ainda no país, no fim de semana foi eleito Armin Laschet como o líder do partido União democrata-cristã (CDU, na sigla em alemão), a sigla da chanceler Angela Merkel. O Danske Bank afirma que Laschet é um nome de continuidade em relação às políticas da era Merkel, qualificando-o como um político “centrista” e favorável à UE. Sobre a Itália, o Danske lembra que o premiê Giuseppe Conte deve enfrentar dois votos de confiança nesta semana, um deles hoje, na Câmara de Deputados, considerado mais “fácil”, já que sua coalizão tem maioria clara, e outro amanhã no Senado, onde o cenário é mais disputado.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O banco diz que Conte deve obter a maioria simples nos dois casos para seguir no posto, mas projeta que “as negociações políticas nos próximos meses serão desafiadoras”. A Bolsa de Milão esteve pressionada em alguns pregões da última semana, após a saída de alguns ministros do governo mostrar fissuras na coalizão no poder. Às 7h02 (de Brasília), a Bolsa de Londres operava em baixa de 0,18%, Frankfurt caía 0,10% e Paris, 0,34%. Milão tentava se firmar na contramão da maioria e subia 0,03%, Madri recuava 0,46% e Lisboa tinha baixa de 0,65%. No câmbio, o euro caía a US$ 1,2061 e a libra tinha baixa de US$ 1,3528.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos