Últimas notícias

Bolsas da Europa têm alta com vacina, mas indicadores reacendem temor de nova queda do PIB

  • Desde a sexta-feira, quando a Pfizer e a BioNTech entraram com pedido de uso emergencial do imunizante junto à americana FDA (equivalente à brasileira Anvisa), o ânimo tem sido a tônica nos mercados europeus

(Estadão Conteúdo) – Os principais mercados acionários da Europa iniciam a semana em alta, à medida que o noticiário referente a vacinas contra a covid-19 alimenta a esperança de uma imunização em breve. Esse otimismo ofusca, contudo, números ruins do setor de serviços em novembro, já afetados pela retomada das medidas de isolamento social. Às 7h10, o índice pan-europeu Stoxx 600 tinha alta a 391 pontos (+0,64%).

Desde a sexta-feira, quando a Pfizer e a BioNTech entraram com pedido de uso emergencial do imunizante junto à americana FDA (equivalente à brasileira Anvisa), o ânimo tem sido a tônica nos mercados europeus.

Ontem, o chefe da Operação Warp Speed, Moncef Slaoui, que coordena os esforços dos EUA em torno de uma vacina contra a covid-19, afirmou que as primeiras doses podem ser aplicadas no país a partir de 12 de dezembro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Antes da abertura dos negócios hoje, nova notícia para embalar os otimistas: a AstraZeneca informou que sua vacina contra a covid-19, elaborada com a Oxford, apresentou, em média, 70% de eficácia e, em alguns casos, de 90%.

Apesar de ter taxas menos eficazes do que as da Pfizer e da Moderna, a vacina da AstraZeneca pode ser armazenada em geladeiras – e não em super-refrigeradores, como as concorrentes. Peter Horby, professor de saúde global de Oxford, destacou à Reuters que isso significa que é uma solução mais prática para uso em todo o mundo.

Ainda assim, o papel da companhia cedia 1,67% há pouco na Bolsa de Londres. O suporte do índice britânico vem do setor de petróleo, uma vez que o barril salta diante da expectativa de proximidade com a vacina. Os papéis da BP subiam 3,13% há pouco, com alta de 1,60% do Brent. O FTSE ia para 6.374,68 pontos (+0,37%).

A Bolsa de Paris tinha alta de 0,75%, a de Frankfurt subia 0,95%, a de Milão avançava 0,97%, a de Madri tinha valorização de 0,90% e a de Lisboa exibia +0,64%.

Todo o otimismo passou ao largo de indicadores da região. O índice dos gerentes de compras (PMI) composto da zona do euro caiu ao menor nível em seis meses diante da segunda onda de covid-19 no continente, segundo a IHS Markit. O indicador baixou de 50 pontos em outubro a 45,1 na prévia de novembro. A projeção de analistas ouvidos pelo Wall Street Journal era de queda menor, a 47,1. Índices abaixo de 50 indicam retração na atividade.

Publicidade

Contudo, resultados melhores do que o esperado nos PMIs do setor industrial da zona do euro e da Alemanha deram fôlego ao euro, que subia a US$ 1,1881. Apesar de recuos na margem, o bom desempenho das prévias dos índices manufatureiros impediu que fosse ainda pior a leitura do indicador composto – esse, bastante pressionado pela baixa em serviços, já com a segunda onda de covid-19 no radar.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos