As bolsas europeias operam em alta na manhã desta segunda-feira (11), após dados indicarem sinais de estabilização da economia chinesa, enquanto investidores aguardam, nos próximos dias, indicador de inflação crucial dos Estados Unidos e decisão de juros do Banco Central Europeu (BCE). Por volta das 7h45 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,39%, a 456,42 pontos.
Leia também
Inflação ao consumidor positiva na China e empréstimos bancários acima das expectativas, além de novas medidas de estímulo voltadas a seguradoras, alimentaram esperanças de que a segunda maior economia do mundo está se estabilizando. Neste contexto, as ações de mineradoras se destacavam em Londres: às 6h45, Anglo American saltava 3,2%, enquanto Rio Tinto e Glencore subiam cerca de 2,5%.
O tom positivo na Europa se manteve embora a Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), tenha reduzido suas projeções de crescimento para a zona do euro. A expectativa agora é que o Produto Interno Bruto (PIB) do bloco aumente 0,8% em 2023 e 1,3% em 2024. Antes, as previsões eram de altas de 1,1% e 1,6%, respectivamente.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ao longo da semana, os EUA divulgam atualização de seus preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) e o BCE define juros. Além disso, são aguardados dados de indústria e varejo da China. Às 7h52 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,25%, a de Paris avançava 0,56% e a de Frankfurt se valorizava 0,42%. Já as de Milão e Lisboa tinham ganhos de 0,87% e 0,38%, respectivamente.