Os três principais índices acionários de Nova York fecharam sem sinal único nesta quarta-feira, após o Federal Reserve (Fed) pausar o ciclo de aperto monetário, mas indicar mais aperto à frente. O anúncio impôs volatilidade aos negócios, mas houve certo alívio depois que o presidente do BC americano, Jerome Powell, esclareceu que uma decisão para a reunião de julho ainda não foi tomada.
Leia também
O índice Dow Jones encerrou o pregão em baixa de 0,68%, a 33.979,33 pontos, puxado pela queda de 6,40% da UnitedHealth, que anunciou redução nos custos médicos. Já o S&P 500 avançou 0,08%, a 4.372,59 pontos; e Nasdaq subiu 0,38%, a 13.626,48 pontos.
“O comunicado e as projeções do Fed foram muito hawkish, mas a coletiva de Powell foi um pouco otimista em relação à luta contra a inflação e não se comprometeu com uma alta de juros em julho”, afirmou o analista Edward Moya, da Oanda. A votação unânime para interromper a campanha de aumento de juros do Fed também incluiu um gráfico de pontos muito “hawkish”.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Wall Street não está feliz com as projeções. O Fed está preocupado com a manutenção das pressões salariais, uma vez que o mercado de trabalho continua muito apertado”, avalia o analista. O gráfico de pontos mostrou que a principal projeção dos dirigentes presentes na reunião foi de que os juros nos Estados Unidos estejam na faixa entre 5,50% e 5,75% em 2023. Essa é a expectativa para nove dos dirigentes, ou que representa metade do conselho.
Já na coletiva, Powell explicou que as decisões serão tomadas pontualmente a cada reunião, e que nada está definido para o encontro de julho. A Capital Economics avalia que o Fed deve aumentar a taxa de juros na reunião de julho, mas que a atividade econômica e o nível de empregos já estarão desaquecidos, permitindo que a autoridade monetária mantenha a taxa na reunião de setembro.
O alerta do UnitedHealth Group na terça-feira sobre custos médicos acima do esperado no segundo trimestre fez com que as ações da UNH, Humana e outras seguradoras caíssem acentuadamente. As ações do UnitedHealth Group caminharam para as mínimas de 2023. As ações do Humana foram as maiores perdedoras, caindo 11,14%. Enquanto isso, Elevance Health caiu 6,89%, Cigna 3,11%, Centene 6,92% e CVS Health 7,76%.