Em 15 de outubro é comemorado o Dia dos Professores e, por isso, o dia acaba sendo de folga no meio acadêmico, considerado feriado escolar. A data foi escolhida em decreto assinado pelo ex-presidente João Goulart em 1963. Na época, ele assinou o documento em referência ao dia 15 de outubro de 1827, quando Dom Pedro I estabeleceu a lei do ensino básico no Brasil. Mas o dia 15 de outubro é feriado nacional?
Leia também
A resposta para esse questionamento é não. Embora seja feriado escolar, o dia 15 de outubro não é considerado um feriado nacional, e por isso, o funcionamento do mercado financeiro continua normal nesta terça-feira (15).
No mercado financeiro, a próxima interrupção nas negociações só deve acontecer no dia 15 de novembro, feriado de Proclamação da República. Segundo o calendário da B3 (B3SA3), as negociações para ativos da renda variável e títulos do Tesouro Direto também devem ser interrompidas nos dias 15 e 20 de novembro. O dia 20 é feriado nacional da Consciência Negra – que havia deixado de ser feriado nacional no governo Jair Bolsonaro. No entanto, no dia 20 de novembro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto restabelecendo o dia como feriado nacional.
Os bancos vão funcionar no dia 15 de outubro?
O próximo feriado nacional será no dia 2 de novembro. A data é referente ao Dia de Finados. No entanto, o feriado cai em um sábado e por isso os bancos não abrem, a Bolsa de Valores não funciona e títulos do Tesouro Direto não serão vendidos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em linhas gerais, as transações em bancos e na Bolsa de Valores não serão afetadas pelo Dia dos Professores nesta terça-feira (15). A data é considerada um feriado escolar e não um feriado nacional. Dito isso, apenas as escolas e universidades possuem o dia 15 de outubro como feriado e folga.