Após alcançar 5% da 3R Petroleum (RRRP3), a Maha Energy (MAHA-A) propôs a venda dos ativos que a empresa possui em terra (onshore) para a PetroReconcavo (RECV3), numa operação conhecida como carve-out, que pode destravar sinergias de US$ 1,1 bilhão e faria o valor de mercado de ambas as companhias dobrar, chegando a US$ 5 bilhões. A informação foi confirmada ao Broadcast Energia por uma fonte a par do assunto.
Leia também
Segundo essa fonte, o principal motivo da operação é que ambas as empresas possuem campos de exploração de petróleo vizinhos na Bahia e no Rio Grande do Norte. Portanto, faria sentido uni-los numa mesma companhia, no caso a PetroReconcavo, que com isso se torna a maior produtora de petróleo onshore da América Latina, com produção de 80 mil barris de óleo por dia em 2024.
A partir da conclusão da operação, as empresas operariam um segmento cada: a 3R fica com os ativos em alto mar (offshore), enquanto a PetroReconcavo com a exploração em terra. “Continuam operando completamente separadas”, disse.
No mercado, a PetroReconcavo fará uma emissão ações e os acionistas da 3R devem ficar com metade da companhia, integrando sua base acionária.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos