Últimas notícias

Endividamento das famílias e comprometimento de renda batem recorde

No dado mais recente, o saldo das dívidas das famílias correspondeu a 49,4% da renda acumulada em 12 meses

Endividamento das famílias e comprometimento de renda batem recorde
(FOTO:Rawpixel)

O endividamento das famílias e o comprometimento de renda dos brasileiros estão subindo e bateram recorde, segundo dados divulgados pelo Banco Central nesta terça-feira (28).

Em setembro, dado mais recente, o saldo das dívidas das famílias correspondeu a 49,4% da renda acumulada em 12 meses. A alta foi de 0,7 ponto percentual no mês e de 5,5 pontos no ano.

E o valor médio gasto pelos brasileiros para pagar o serviço de dívidas foi de 26,2%, elevação de 0,5 ponto no mês e de 1,7 ponto no ano. Os dois indicadores são os mais altos da série histórica iniciada em 2005.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para o chefe-adjunto do departamento de Estatísticas do Banco Central, Renato Baldini, o aumento do indicador em si não é necessariamente ruim.

“A elevação pode refletir a expansão imobiliária, por exemplo. Uma família que sai de um apartamento alugado para um financiado passa a ter maior endividamento, mas a situação financeira dela pode ser considerada mais saudável”, disse.

Por outro lado, o dado do comprometimento da renda, também em alta, é mais relevante para revelar a situação das famílias, segundo Baldini. Ele ponderou que apesar do recorde, o nível ainda está relativamente próximo a patamares observados em março de 2020, quando estava em 25,3%.

A metodologia dos indicadores foi alterada pelo BC neste mês. O novo cálculo inclui novas fontes no cálculo da renda, incluindo rendimentos extraordinários, como valores referentes a auxílios emergenciais, 13º salário e férias.

Segundo Baldini, a nova fórmula faz com que os percentuais fiquem mais baixos do que os observados na metodologia anterior. Mas a série histórica foi atualizada desde o início e a trajetória observada não mudou significativamente.

Publicidade